Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

Federação entre MDB e PSDB pode empurrar Ibaneis ao PP

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 04 de fevereiro de 2022

Lideranças tucanas de Brasília ouvidas pela Xadrez estão eufóricas com a possibilidade do PSDB e MDB se unirem em torno de uma federação partidária. O mais animado é o senador e pré-candidato ao governo do Distrito Federal, Izalci Lucas, que já avisou ao seu adversário, Ibaneis Rocha – caso seja concretizada –, a “procurar outro partido”. Ibaneis é filiado ao MDB e já contrariou seu partido ao anunciar apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Izalci não poupa críticas ao governador Ibaneis, que ele chama de oportunista. Para provocar, diz que o governador da capital do Brasil deve ir para o PP de seu amigo Ciro Nogueira: “é que na eleição para a Mesa Diretora da Câmara, traiu o MDB votando e fazendo campanha para Arthur Lira. Simplesmente abandonou o presidente de seu partido, o MDB, Baleia Rossi”.

Fórum Cristão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) vai falar a religiosos da igreja Fonte da Vida em Goiânia neste sábado. Ele é o primeiro do cronograma de um encontro denominado “Fórum Cristão de Governo”. É a segunda vez que o escolhido – e chancelado por Bolsonaro – dos evangélicos para a Corte vem à capital desde que foi empossado. 

Continua após a publicidade

Bolsonarismo

No encontro, promovido pela ala bolsonarista mais ligada aos evangélicos, no caso a igreja do Apóstolo César Augusto, também vão discutir o Brasil conservador os promotores de Justiça Tamara Cybelli e Cristiano Motta. O bispo e ex-deputado federal Fábio Sousa (sem partido) vai encerrar o encontro. Filho do fundador da congregação, Sousa é pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal. 

A corda arrebenta….

Em meio ao desgaste do aumento do IPTU e ITU, o secretário de Finanças, Geraldo Lourenço, foi poupado enquanto Thomaz David Felix, gerente responsável pelo lançamento do imposto, foi exonerado do cargo. 

Sem mais…

Ricardo Borges Capelli, professor da Unifan, instituição do qual o deputado Professor Alcides é proprietário (PP), também foi exonerado pelo prefeito Rogério Cruz do cargo de Diretor de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação. A nomeação do funcionário de Alcides foi comemorada pelo site da instituição em junho de 2021 com a publicação de um elogioso texto a Capelli. 

Presença

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou em seu perfil no Twitter a 5° visita a Quirinópolis. “E todas as vezes foram pra entregar benefícios à população ao lado do prefeito Anderson de Paula, assim como fizemos ontem”. O município é uma trincheira pela disputa de votos entre o democrata e Gustavo Mendanha (sem partido). 

Fatia

O Republicanos Nacional liberou os diretórios a decidir apoio, ou não, ao presidente Jair Bolsonaro. Com isso, Goiás, deve apoiar o atual mandatário do Planalto Central. No caso do Nordeste, a tendência é que a sigla acompanhe o ex-presidente Lula. Já no Sudeste, Moro pode ser a preferência dos republicanos. 

Hum…

Em uma reunião reservada na Câmara de Goiânia, servidores da Prefeitura apresentaram vídeos de uma campanha em favor do aumento do IPTU. Uma das peças publicitárias mostra uma idosa, moradora de uma casa simples, comemorando a isenção do imposto. 

Curtas

A nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás pode começar os trabalhos apenas com plenário e gabinetes funcionando. O restante da obra deve ser entregue em maio.