O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Federação MDB+Republicanos favorece Celina e Daniel Vilela

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 13 de maio de 2025
Federação
Takeshi Gondo - Ilustrador

A pauta mais discutida no meio político, além das futricas entre a direita bolsonarista e o Centrão, liderados pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (UP-AP) e da Câmara, Hugo Motta (REP-PB) são as fusões e federações partidárias. Depois que PSDB+Podemos selaram um acordo para fusão, o União Brasil+Progressistas também bateram o martelo e acertaram federar. Agora, o MDB+Republicanos iniciam tratativas para uma federação com vistas a eleição geral de 2026. Por ser uma operação complexa que pode gerar discordância em outras regiões, o assunto é mais um balão de ensaio do que concretude.

Caso essa federação avance, o MDB de Goiás e do Distrito Federal saem no ganho, isto porque acrescenta tempo de TV, Rádio e estrutura partidária. Começa por Goiás onde o candidato natural da base de Ronaldo Caiado (UP), seu vice, Daniel Vilela (MDB), ganha mais força, principalmente no Entorno de Brasília. Nessa região, a influência da também vice-governadora do DF, Celina Leão (agora União Progressistas) é grande. Soma-se às vantagens, o fato de Celina ser apoiada pelo MDB do governador Ibaneis Rocha.

Essa soma de interesses políticos, vem ao encontro do Republicanos que negocia com o grupo de Ibaneis-Celina Leão, indicar o vice na chapa. Não é o caso de Goiás, que a vaga de vice deve ser costurada com alguém da estrita confiança do governador Ronaldo Caiado. Pode até ser uma liderança do Entorno, mas, por enquanto, a ordem do dia e federar e consolidar a federação MDB+Republicanos.

“Você será governador”

O governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela (MDB), teve agenda em Luziânia nesta segunda-feira (12) para o lançamento das obras de ampliação do sistema de abastecimento e redes de distribuição de água na cidade. Um investimento de R$ 52 milhões que vai beneficiar cerca de 28 mil moradores. Mas, o que mais chamou a atenção, foi o discurso do deputado estadual pelo Entorno, Wilde Cambão. “Você vai entrar no segundo mandato [a partir de 2026] porque será governador”.

Olho na vice

Ouvidos mais atentos, perceberam na fala de Cambão, que a região com mais 800 mil eleitores, vai brigar pela indicação da vice na chapa de Daniel Vilela em 2026. Ele elogiou Daniel e afirmou que, “agora o Entorno pertence a Goiás, isto porque o governador Ronaldo Caiado e Daniel, investem muito na região”.

Apoios de peso

Lideranças políticas como o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, seu vice, Télio Rodrigues, deputados federais, Célio Silveira (MDB), Lêda Borges (por enquanto no PSDB), presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, secretário do Entorno para Goiás, Pábio Mossoró (MDB), vereadores entre outras lideranças políticas, mostraram a força do Entorno Sul.

Quando mais…

…pode ser menos e frustrar expectativas. Esta matemática reversa se aplica em colégio eleitoral que tem mais candidatos por metro quadrado que torcedor em arquibancada. Caso de Rio Verde, no Sudoeste goiano que, até agora, tem mais de 10 candidatos a deputados estaduais. Quem imagina sair com votação expressiva com tantos concorrentes, pode frustrar as expectativas.

Lucas pelas beiradas

Diante dessa inflação de concorrentes, o deputado estadual por Rio Verde, Lucas do Vale (MDB), mesmo com um grupo forte, não quer correr riscos e vive na estrada em visitas às dezenas de municípios que apoiam seu projeto de reeleição. Embora não seja mineiro, mas “come pelas beiradas”.

É com a justiça

Bem que o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela tentou, mas os professores da rede municipal não aceitaram os 6,27% de reajuste oferecidos a partir de maio e mantém a greve. Diante da recusa, a Prefeitura de Aparecida protocolou no TJ-GO, pedido de tutela para que a categoria volte ao trabalho.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.