O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Federação SD-PRD quer eleger quatro deputados federais e oito para a Alego

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 2 de fevereiro de 2026
deputados
Ilustração: Takeshi Gondo

O protagonismo do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), e sua capacidade de dialogar com os poderosos de plantão, principalmente no STF, foi ampliado durante as costuras políticas para aprovar o projeto da dosimetria. Essa exposição midiática reforçou a capilaridade da legenda nos Estados, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo aprovado, o projeto foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o Congresso se movimenta para derrubá-lo. No entanto, esse entrave não prejudicou a contabilidade de apoios ao Solidariedade (SD).

Reforçado pela federação Solidariedade+PRD, a expectativa é eleger uma bancada de 20 deputados federais. Em Goiás, o líder do PRD e presidente da Alego, Bruno Peixoto, aguarda a janela partidária para deixar o União Brasil. Ele e o presidente regional do Solidariedade, Denes Pereira, trabalham em conjunto na busca por nomes competitivos. A meta da federação é eleger quatro deputados federais e oito estaduais. Segundo uma fonte da Xadrez, Bruno Peixoto é o “puxador de votos” e trabalha com expectativa de recorde de votos. Nos bastidores da Alego, a nominata para deputados estaduais está quase concluída.

Favoritos para federal do MDB
Diferente da eleição passada, em que o MDB suou a camisa para eleger dois deputados federais, Marussa Boldrin ligada ao agro e Célio Silveira no Entorno de Brasília, agora melhorou a nominata. O pré-candidato a governador e presidente da legenda em Goiás, Daniel Vilela, trabalha para eleger quatro deputados federais. Três nomes se destacam como favoritos: Lucas do Vale, Flávia Morais e Célio Silveira. Lucas tem como base Rio Verde, ancorado por um grupo orgânico liderado pelo pré-candidato a deputado estadual, Paulo do Vale, apoiados pelo prefeito de Rio Verde, Welligton Carrijo. Segue com Flávia Morais, que avançou nas conversas para deixar o PDT pelo MDB. O terceiro favorito é o deputado federal da legenda, Célio Silveira, que busca a reeleição e tem como base o Entorno de Brasília.

Na terra de Iris
O vice-governador Daniel Vilela (MDB), pré-candidato a governador de Goiás, cumpre agenda em Cristianópolis, terra natal da maior liderança emedebista no Estado, Iris Rezende (1933-2021). Ele entrega 100 unidades habitacionais do programa “Pra Ter Onde Morar Construção – Casas a Custo Zero”.

Sem espaço
Em Goiás, a situação do PT para o Senado é complicada. O partido não tem nomes para enfrentar o favoritismo de Gracinha Caiado (UB) e Gustavo Gayer (PL). Nos bastidores, já se fala em candidatura ao Senado da vereadora Aava Santiago (PSB) caso não consiga montar uma nominata para deputado federal.

No banco
O Novo segue em compasso de espera em relação ao PL. No plano nacional, aguarda um convite para que Romeu Zema componha como vice de Flávio Bolsonaro. No Estado, a legenda espera a definição sobre Wilder Morais: se ele não for candidato a governador de Goiás , o partido deve manter a candidatura do advogado Telêmaco Brandão.

É Caiado
No Palácio do Planalto, a leitura é que Ronaldo Caiado deve ser o candidato do PSD à Presidência da República. Ratinho Jr. enfrenta dificuldade para emplacar o sucessor no Paraná e, por ser mais jovem, pode optar por esperar um cenário menos polarizado, enquanto Caiado, aos 76 anos, tende a ir para sua última eleição. É agora ou nunca.

PT sendo PT – A estratégia do PT para se descolar do caso Banco Master é usar a velha e surrada narrativa que diz: “A culpa é do Bolsonaro”. Os petistas vão massificar que o responsável pelo caso do Banco Master é o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.