Coluna

Festa junina de Caiado e Gracinha aproxima PP e PL

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de junho de 2023

Em ano pré-eleitoral, o que não faltam são simbolismos, que dizem muito sobre os movimentos das lideranças. Foi isto que os formadores de opinião ‘leram’ na Festa de São João promovida pela primeira-dama Gracinha e o governador Ronaldo Caiado ao verem o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Joel Santana, sendo guia dos dez maiores do PIB goiano. Seria perfeitamente normal em se tratando do casal festeiro não fosse por um detalhe: junto aos maiores empresários estava o senador e presidente do PL em Goiás, Wilder Morais. Foi um ti ti ti geral e alimenta o serpentário político, que vê no gesto sinal de fumaça para o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e candidato natural ao governo em 2026 que o PP de Alexandre Baldy está com Caiado, mas se desprende da calota polar que apoia Daniel. O PP pode ser o iceberg navegando em mar aberto e gelado como um iceberg rumo a 2026 com Wilder Morais governador. Isto não é nada bom para os planos de Daniel. Concretizada uma aliança com Wilder Morais, o MDB perderia fartos segundos de rádio e TV no horário eleitoral. Embora não seja segredo que o presidente do PP nacional, senador Ciro Nogueira, trabalha para arrancar o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, das hostes do Republicanos e lançá-lo candidato a presidente pelo PP. Outro fato é que Wilder estava meio afastado do PP desde a eleição em que Alexandre Baldy era adversário na corrida ao Senado. Portanto, por mais civilizados que sejam nessa fumaça de fogo de aliança, a pergunta que fica é: como fica a questão de Anápolis? Márcio Corrêa deixa o MDB e migra para o PL? Quem tiver paciência verá.

Unidos por Caiado, nem tanto por 2026

O enxadrista político Ronaldo Caiado sabe que, a partir de 2024, sua base de apoio tende a diminuir, já que não haverá expectativa de poder ao Governo de Goiás. Mesmo que haja acomodações de interesses paroquiais nos municípios, a maioria está com ele, mas alianças para 2026 serão cada um por si e Deus por todos.

Continua após a publicidade

Joel mostra força

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Joel Santana, levou à Festa de São João, no Palácio das Esmeraldas, 215 empresários. Com destaque para os dez maiores do PIB, além do senador Wilder Morais. Sinal que é influente e tem liderança.

Juventude PP

O PP de Alexandre Baldy dá início aos encontros regionais sobre o espaço aos jovens na política. Com o tema “Juventude na política goiana: construindo o futuro que queremos”, Baldy quer despertar nos jovens o gosto pela boa política.

“Café Com Prosa”

“Café Com Prosa” é uma inciativa da Saúde de Senador Canedo para promover um diálogo aberto e transparente entre os servidores que atuam diretamente no atendimento à população e os gestores da pasta.

Paulo Trabalho

“O mandato de deputado estadual me fez descobrir portas que estão abertas aos gestores que querem fazer a diferença em seus municípios.” Conceito adotado pelo ex-deputado estadual Paulo Trabalho, que articula candidatura a prefeito de Posse.

À disposição

Paulo disse que seu nome está à disposição da estratégica e histórica Posse. “O município já perdeu muito com gestores do passado. Vamos construir o futuro agora”, conclama Paulo Trabalho.

Terra do Zé

Posse é o reduto eleitoral do ex-governador José [Zé] Eliton (PSB), mas isto não intimida Paulo, que vê uma nova geração preocupada com o futuro e não com o passado. (Especial para O Hoje)