Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Coluna

Fieg e Mabel, qualificação da mão de obra e de cidadania

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 31 de outubro de 2023

Desde o momento em que assumiu a presidência da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel mirou, além das demandas de um mercado cada dia mais globalizado e competitivo, a formação de mão de obra qualificada. Sua percepção sobre os avanços da Inteligência Artificial (IA) requer profissionais antenados com novas tecnologias e com melhor preparo intelectual. Foi com esse espírito inovador que, em novembro de 2022, lançou a Expansão da Rede de Ensino Sesi e Senai com a ousada meta de investir até 2026, R$ 1 bilhão nas unidades de ensino espalhadas em Goiás. Entusiasta da educação como inclusão de cidadania, Mabel busca na qualificação da mão de obra, não só um profissional para suprir demandas da indústria de transformação, sobretudo, preparar jovens que passam pelos cursos do Sesi, Senai e Iel, aos desafios que o mundo globalizado enfrenta. “O estudo nos transforma e abre novas perspectivas dentro do desenvolvimento da indústria, principalmente a 4.0”, diz com frequência aos estudantes quando inaugura uma nova unidade de ensino. Tornou-se um mantra para Mabel e sua equipe, o conceito pedagógico “boa educação, bons profissionais e cidadãos” inserido na didática do Sesi, Senai e o Iel. Tanto que o monitoramento e inserção de estagiários nas empresas feitos pelo Iel de Goiás, está entre os melhores do país.

Guerra política em Valparaíso

A eleição para prefeito ainda está longe e muita coisa pode acontecer, afinal, política é “uma caixa de surpresas”.Mas, alguns municípios, a guerra de narrativas, pesquisas e os tocadores bumbo, estão em campo. No Entorno do Distrito Federal, a disputa entre o grupo do prefeito Pábio Mossoró (MDB) e o da deputada federal, Lêda Borges (PSDB), estão pintados para a guerra. Detalhe: Pábio não é candidato pois está no segundo mandato. Quanto à Lêda, ela jura que não é candidata, mas, vai saber?

Continua após a publicidade

Darrot prefeito?

Especulações que circulam nos bastidores dão conta que o ex-prefeito de Trindade, Janio Darrot (MDB), pode entrar na disputa para prefeito de Goiânia. O serpentário politico diz que é uma estratégia do MDB com as bençãos de Ronaldo Caiado. A conferir.

Daniel, oriental

O vice-governador Daniel Vilela tem sido o principal canal de aproximação entre Goiás e os chineses. Para os menos avisados, não é de agora que Daniel Vilela mantém conversas com os chineses. Quando deixou o mandato de deputado federal, ele trabalhou em um pool de empresas de comunicação que mantinham negócios com a China.

Cidade dormitório

Aragoiânia, cidade da região metropolitana da Capital Goiânia, é um dos municípios mais atrasados dos que compõem a região. Praticamente é uma cidade dormitório e sem uma classe média urbana consistente. O resultado é que não tem poder aquisitivo para consumo e vive no entorno da prefeitura e da classe média rural que não consome na cidade. Resultado é o atraso.

Waldir, a esperança

Agora surge uma luz no fim do buraco e se chama Waldir Rios. Empresário bem sucedido do grupo Fokus que se apresenta à população como pré-candidato a prefeito. Mesmo sendo um outsider na política, mostra que tem projetos para o município além de cestas básicas tapar buracos nas ruas. “Ele é nossa última esperança, caso contrário, os mesmo vão estar de volta”, conta a advogada e apoiadora, Márcia Cristina. (Especial para O Hoje)