Coluna

Filiações de Mendanha e Vilmarzinho ao MDB são estratégia para “causar”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 23 de agosto de 2023

Entre os desafios que o presidente regional do MDB e vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, ai enfrentar, destaca-se a oxigenação da legenda com novos filiados, mesmo sendo o maior partido do País e de Goiás, mas com lideranças envelhecidas. Urge agregar mais juventude ao partido, motivar esses líderes e, ao mesmo tempo, resgatar aliados que desgarraram da jornada de 2019. Muitos deles têm resistido em voltar por estarem bem em outras legendas da base caiadista, principalmente o União Brasil. Assim, para ganhar musculatura política em 2026, ele tem feito o caminho de volta e estendido tapete persa para antigos e novos filiados voltarem “para casa”. Exemplos recentes são o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que estavam no Patriota e agora voltam ao antigo ninho para galvanizar o simbolismo de união. Portanto, a filiação dos dois é para “causar”. Tanto que haverá dois eventos políticos de impacto: Vilmarzinho se filia nesta quinta-feira (24) com as presenças do governador Ronaldo Caiado (União), Daniel Vilela, do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e Gustavo Mendanha. Por ser um símbolo do emedebismo histórico, Mendanha terá sua filiação em outra data a ser definida, mas com presenças confirmadas de Caiado, Daniel Vilela, o ex-presidente da República, Michel Temer, presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e várias lideranças nacionais do partido.

Meta é de 37 para 70 prefeitos

Daniel Vilela e Pedro Chaves trabalham para que os 37 atuais prefeitos do MDB sejam ampliados para 50 em 2024. Para tanto, conforme a Xadrez apurou, até o final do ano, sete nomes empenharam a palavra que vão se filiar no partido. Daniel acredita que, a partir de 2025, o número de filiados chegue a 70 prefeitos.

Continua após a publicidade

Pellozo no Recife

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (União), visitou nesta terça-feira (22) a Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel) para conhecer de perto os sistemas de informação desenvolvidos e implantados na cidade, que hoje é referência em inovação e tecnologia no Brasil.

Servir o cidadão

“É uma mudança de mentalidade muito grande. A gente conseguiu ver como a Emprel aplica a tecnologia em prol do cidadão e do bem público”, pontua Fernando Pellozo.

Caiado no Lide

Pellozo aproveitou a estadia na cidade para participar da palestra do governador Ronaldo Caiado proferida no Lide Pernambuco com empresários brasileiros e do Nordeste.

PC presente

Na Ordem do Dia desta terça-feira, o deputado estadual Paulo Cezar (PL) solicitou à presidência da Casa que as sessões híbridas passem a ser 100% presenciais.

Emendas impositivas

Paulo Cezar defende que as emendas impositivas são importantes para os municípios e os parlamentares. “Não acredito que o governador [Ronaldo Caiado] esteja contra o projeto de aumento das emendas impositivas para 2%.”

Redução no ITBI

O vereador Lucas Kitão (PSD) pediu à Prefeitura de Goiânia que seja adotada uma medida para reduzir a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Conforme solicitado, a alíquota cai de 2% para 1% na primeira quinzena e de 1,5% na segunda quinzena do período. (Especial para O Hoje)