Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

FNP quer alterar Pacto Federativo e recursos para mobilidade urbana

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 15 de março de 2023

Terminou nesta terça-feira (14), em Brasília, a 84a Reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) que agrega aproximadamente 400 maiores cidades brasileiras. O encerramento teve a participação do preside da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhado com todo seus staf do gabinete e ministros. O presidente leito da FNP, prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira, entregou a Lula uma carta contendo as principais reivindicações dos municípios. Entre elas, repactuar os sistemas de transferência de recursos aos estados e municípios e um novo modelo de financiamento da infraestrutura dos sistemas de transporte público nos municípios. Edivaldo reforçou a necessidade do apoio do Governo Federal para custear a gratuidade da tarifa do transporte público a pessoas com 65 anos ou mais, prevista na Constituição Federal. “Esta é uma das demandas comum dentre os prefeitos que conversei, sendo também um dos grandes desafios que temos na Região Metropolitana do Entorno do DF”, disse o prefeito de Valparaíso e presente da Amab, Pábio Mosorró (MDB). O presidente Lula disse aos prefeitos que colhe informações de todas as obras paralisadas e convênios e que, em breve, anuncia um “grande pacote de convênios, obras e retomada de obras paradas”.


Pábio vice da FNP para o Entorno

Além da participação na ‘Marcha dos Prefeitos”, o de Valparaiso e presidente da Amab, Pábio Mossoró foi indicado para vice-presidente para a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal. “Em conversa com vários prefeitos, tanto de capitais como de grandes cidades como Valapariso, percebi que todos estão esperançosos com o governo do presidente Lula. O principal tema foi mobilidade urbana sendo eleito como prioridade não só a região do Entorno mas das principais capitais brasileiras”, relata Pábio.

Continua após a publicidade

Paulo do Vale

O prefeito de Rio Verde, porta de entrada da região mais rica e referência nacional do agronegócio goiano, Paulo do Vale (UB), foi eleito vice-presidente da FNP para a Região Centro-Oeste. “Vamos investir na inovação do agronegócio e ampliar a bancada de deputados federais ligados à FNP”, diz. Uma das preocupações dos prefeitos é sobre a Reforma Tributária. Eles pediram na carta ao presidente Lula, preservar a autonomia dos municípios na arrecadação e gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Itamar é Formosa

Em um passado recente, Formosa era tida como celeiro de bons políticos e administradores, mas ultimamente, pouco se ouve falar no município mais importante da região nordeste de Goiás e vizinho de Brasília. Por conta desse ostracismo político, é que um grupo pressiona o ex-deputado estadual e ex-prefeito, Itamar Barreto (PSD) para disputar a prefeitura do município. Questionado pela coluna Xadrez, Itamar nem disse não ou sim, limitando a dizer enigmaticamente que “está pensando”.

Baldy articulador

Discreto e habilidoso, o presidente do Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy divide sua agenda entre Brasília, Goiânia e, não raro, no interior. Tido como uma voz próxima ao presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira e um dos articuladores da federação ou fusão do União Brasil e Progressistas, Baldy é visto como peça chave no governo de Ronaldo Caiado.