Força do MDB de Aparecida além de Vilmar Mariano e Alcides
O desenvolvimento econômico e social de Aparecida, pode ser dividido no antes e no depois das gestões do MDB, principalmente a de Maguito Vilela (1949-2021) e de Gustavo Mendanha. Os dois promoveram uma revolução no conceito administrativo que desaguou em uma melhor qualidade de vida da população. Vilmar Mariano seria a continuidade dessa história exitosa, […]
O desenvolvimento econômico e social de Aparecida, pode ser dividido no antes e no depois das gestões do MDB, principalmente a de Maguito Vilela (1949-2021) e de Gustavo Mendanha. Os dois promoveram uma revolução no conceito administrativo que desaguou em uma melhor qualidade de vida da população. Vilmar Mariano seria a continuidade dessa história exitosa, mas teve dificuldades políticas para sustentar a tração desenvolvimentista e manter a unidade aliada.
Enfraquecido politicamente, foram surgindo espaços para adversários. Em dado momento, por conta do vácuo de poder, o deputado federal Professor Alcides (PL), viu a oportunidade de ocupar o vazio. Diante do crescimento da pré-candidatura a prefeito de Aparecida de Alcides, a base de Ronaldo Caiado (União) e Daniel Vilela (MDB), via a possibilidade de perder a disputa logo no primeiro turno, conforme pesquisas apontavam.
Assim, Vilmar foi convencido a desistir em favor de Leandro Vilela, mais bem posicionado nas pesquisas. Embora tenha concordado, Vilmar tornou-se um poço de mágoas e, agora, quer ‘varrer’ qualquer vestígio da gestão de Mendanha na prefeitura, o qual ele atribui sua ‘desconstrução’ política.
“Leandro tem perfil agregador”
Um dos auxiliares de Leandro Vilela, disse à Xadrez que “ele tem perfil agregador, habilidade política, sabe ouvir e tem paciência com o povo”. Por ser um conhecedor dos principais problemas que impactam diretamente a população de Aparecida, Leandro terá foco na saúde, educação, infraestrutura, moradia e geração de empregos, conforme a coluna apurou. Um de seus trunfos eleitorais, além do conhecimento sobre as demandas da população, ele conta com o apoio dos dois principais líderes, o governador Ronaldo Caiado e o vice Daniel Vilela.
Ave migratória
Na política, existem os ninhos (partidos) e as aves (líderes) que, dependendo da espécie, migram para outros lugares ou trocam de ninhos (partidos). Vilmar Mariano será mais um a mudar de ninho, ou seja, deixar o União Brasil e seguir outra trajetória em 2026.
Panda candidato
“Serei candidato oficial do PSB na convenção do partido no dia 4 de agosto e não tem recuo”, afirma o vereador de Aparecida, Wiliam Panda. De acordo com ele, o impasse do prefeito Vilmar Mariano (por enquanto no União Brasil) em resistir em apoiar o pré-candidato Leandro Vilela (MDB), “tem ajudado em meu crescimento nas pesquisas”.
O nome é Karfan
Numa tacada inteligente e assertiva, o pré-candidato a prefeito de Itumbiara, Gugu Nader (Avante) escolheu para vice, o presidente da Câmara de Vereadores, professor e empresário, Neto Karfan. Jovem e muito articulado politicamente, Karfan já gravou vídeo com Gugu convidando a população para a convenção do Avante, neste sábado (27).
Márcio por Naves
Na nota principal da coluna Xadrez desta quarta-feira (24), no final do texto, onde se lê: “Por conta dessa arenga, fala-se que Márcio Corrêa no segundo turno aproxima do grupo ao prefeito no apoio a Antônio Gomide, tamanha a desavença entre eles”. Saiu truncado. O correto é: cometa-se que, no segundo turno, Roberto Naves e parte de seus fiéis seguidores podem se aproximar de Antônio Gomide (PT). Feita a correção.