Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Coluna

Força do MDB vem do interior com raízes no agronegócio

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de junho de 2024

Não é novidade afirmar que a força do MDB vem do interior desde a sua criação em 1980, mas o DNA político é anterior ao regime militar de 1964. O partido surgiu no governo do presidente Getúlio Vargas (1882-1954), tendo como objetivo, atrair a oligarquia rural da época. Do ano de criação, 1945 até os dias atuais, continua sendo a maior legenda partidária do país. Essa força política pode ser constatada pela eleição 2020 para prefeitos em Goiás, onde os emedebistas conquistaram 30 prefeituras, incluindo a da capital, Goiânia, mas com a morte do eleito, Maguito Vilela (1949-2021) caiu para 29. Mesmo assim, permaneceu com maior número de prefeitos no estado e no país com 797. Nesta disputa eleitoral de 2024, salvo algumas trocas de lideranças por outros partidos, o MDB continua à frente em termos de candidaturas a prefeitos e vereadores, superando até o União Brasil do governador Ronaldo Caiado. É com essa força eleitoral e o apoio do governador Ronaldo Caiado e sua base, que o vice-governador e presidente da legenda em Goiás, Daniel Vilela, deve chegar em 2026 como favorito na pré-candidatura a governador. Soma-se aos apoios, a possibilidade factível de conquistar prefeituras importantes como Rio Verde (Welligton Carrijo), Jataí (Humberto Machado), Mineiros (Aleomar Rezende), Catalão (Velomar Rios) e um grande número de outras cidades. O MDB é o partido com maior número de pré-candidatos a prefeitos e vices no estado.

Oito vezes governador em exercício

Daniel Vilela contabiliza oito vezes a função de governador em exercício com a ausência do governador Ronaldo Caiado (UB). Além da experiência adquirida no cargo, Daniel toma ciência dos desafios que Goiás tem pela frente e as conquistas que, caso eleito, terá que manter, muitas serão ampliadas, principalmente moradia, educação, segurança e infraestrutura.

Continua após a publicidade

Cuida de mim

O prefeito de Aparecida e candidato à reeleição, Vilmar Mariano (UB), contratou o veterano em campanhas eleitorais, Jorcelino Braga, para cuidar das peças de propaganda eleitoral de Vilmar no rádio e na TV. Será um duelo de marketing interessante entre o marqueteiro pré-candidato de oposição, Professor Alcides (PL), Marcelo Vitorino e Braga.

Mancine com Waldir

Raras vezes, candidato a prefeito em Aragoiânia — município da região metropolitana da Capital —, teve um marqueteiro profissional e com experiência para orientar nas estratégias de campanha. Mas, o empresário Waldir da Fokus (Podemos) contratou o experiente publicitário Geo Mancini para cuidar da imagem e das estratégias eleitorais.

Em causa própria

Na sexta-feira (31) o jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, publicou nota em que denuncia o senador goiano, Jorge Kajuru (PSB) por usar a “advocacia do Senado para defendê-lo em uma ação considerada por ministros do STF como fora do exercício do seu mandato parlamentar”, ou seja, em causa própria.

Baldy, o autor

A ação é movida pelo presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy, que acusa o senador de ofendê-lo nas redes sociais. Gadelha registra que advogados defenderam Kajuru na 1ª instância e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) e continuaram no STF, mesmo após a 1ª Turma da Corte decidir que a ação era “fora do exercício de mandato”.