Coluna

Força do PP na Câmara ajuda Baldy na busca de recursos para a Agehab

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 21 de abril de 2023

Depois da demissão do ministro-chefe do GSI por conta dos vídeos em que ele circula tranquilamente nas dependências do Palácio do Planalto, fica difícil para o governo do presidente Lula evitar a CPMI da depredação dos poderes em 8 de janeiro. Para complicar ainda o barulhento assunto, parlamentares ligados ao bolsonarismo e de direita esfregam as mãos vendo oportunidade de atrair holofotes em suas narrativas sobre a eleição de 2022. Diante de um fato consumado, as atenções se voltam para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Lula passa a depender muito de Lira na condução da CPMI. Afinal, é na Câmara que o governo padece de anemia aliada. Só no ‘blocão do Lira’ são contabilizados 175 deputados. Mas o que isto tem em comum com o presidente do PP em Goiás e presidente da Agehab, Alexandre Baldy? Tudo. Além de conhecer os caminhos das pedras na Esplanada dos Ministérios, Baldy passa a contar com maior apoio de seu partido na prospecção de projetos importantes para o governo de Ronaldo Caiado na área de habitação. Por ser um político discreto e com atuação mais de bastidores, Baldy é tido na cúpula do PP nacional como um dos mais articulados e focados em missões que requerem muita paciência e poder de persuasão. Mesmo que a CPMI vire um ‘circo dos horrores político’, Baldy terá no senador Ciro Nogueira e em Arthur Lira dois aliados de peso no ‘abre alas’ na Esplanada dos Ministérios. Bom para Goiás.

CPMI nas mãos de Lira

Dada como certa a instalação da CPMI, agora vem a fase mais difícil para escolher os membros. O governo trabalha nos bastidores para ter gente mais afinada com o Palácio do Planalto. De novo o toma lá dá cá entra em cena, mas o comando será indicado por Arthur Lira por ter a maioria de votos.

Continua após a publicidade

Morte por influenza

Senador Canedo confirma terceira morte causada pelo vírus Influenza. Por segurança da população, o prefeito Fernando Pellozo antecipou a vacinação preventiva desde o dia 5 de abril.

Diego sai da toca

Disputar reeleição não é fácil e precisa pular mais do que pipoca em panela quente e sair da toca. É o que o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), tem feito ultimamente: foco no terreno da adversária, a vice-prefeita Ana Lúcia. Tida como liderança forte no Jardim Ingá, bairro de Luziânia com mais de 100 habitantes, é onde Diego concentra suas ações.

Cutucando onça

Para fazer contraponto à vice-prefeita e adversária Ana Lúcia, Diego nomeou para a Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho José Maria Martins dos Santos. Ele vai atuar principalmente no Jardim Ingá, onde tem capital político que pode rivalizar com Ana Lúcia. A conferir.

Condomínios

O Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (SecoviGoiás) promove, na quinta-feira (27), o 25º Encontro de Condomínios (Econ). Entre os temas, aperfeiçoamento de estratégias e violência nos condomínios.

Cabral inclusivo

Nesta segunda-feira (24), a Alego promove sessão solene em reconhecimento à luta das pessoas com deficiência em Goiás. A iniciativa é do deputado estadual Karlos Cabral, que homenageia mais de 100 pessoas por suas ações inclusivas. (Especial para O Hoje)