Coluna

Formosa busca um Tião Caroço para resgatar seu protagonismo

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 26 de novembro de 2022

O fator determinante para provocar mudanças estruturais em um aglomerado urbano, é a qualidade de sua elite e ações inovadoras dos gestores públicos. Estes conceitos entraram em modo silencioso no município de Formosa, outrora importante porta de entrada para a região nordeste de Goiás. De um passado singular à perda de prestígio nos dias atuais, foi um pulo. Embora o atual prefeito, Gustavo Marques (Podemos), se esforce para mudar a realidade, Formosa continua recheando o prontuário policial em detrimento do político. Raro o mês em que não tem ação da polícia e do Ministério Público. Isto, além da perda de autoestima da população e a desconfiança geral em seus representantes políticos, afugenta também investidores. Se tem algo que empreendedores honestos fogem, é onde viceja suspeitas de corrupção. Diante de um quadro descrente com os atuais mandatários do poder, agentes políticos e a elite empreendedora do município, buscam líder como o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Sebastião Monteiro, ou simplesmente ‘Tião Caroço’. O assunto tem sido abordado em eventos familiares tendo como senso comum a frase: “Precisamos encontrar um Tião Caroço para Formosa voltar a desenvolver e ter protagonismo político”. Este personagem singular, atualmente curte aposentadoria, no entanto, a romaria em sua casa à procura de conselhos e apelo para retornar à vida pública, manteve a grama baixa sinal que tem muita gente “em busca de um Tião Caroço para prefeito de Formosa”.

Lêda paz e amor

Deputada estadual e a partir de fevereiro federal, Lêda Borges (PSDB) é uma estrela solitária no condado dos tucanos. Tida como uma adversária dura contra o governo de Ronaldo Caiado (UB) durante seu mandato de deputada estadual, ela pode mudar o tom. Na Câmara Federal ele deve atuar em sintonia com os interesses do estado mantendo um estilo paz e amor sobre os interesses de Goiás.

Continua após a publicidade

Foco será no MDB

Três fatores indicam a mudança de comportamento de Lêda: o primeiro é que Caiado não será adversário do PSDB em 2026 já que encerra seu segundo mandato; segundo, o MDB de Daniel Vilela, vice-governador e candidato a disputar o cargo, passa a ser o alvo; e terceiro, prefeito Pábio Mossoró é o adversário a ser derrotado para consolidar sua liderança em Valparaíso e região.

Caiado sem descanso

Ninguém é de ferro, muito menos quem fica atento 24 horas do dia por conta das demandas da população, caso do governador Ronaldo Caiado. Além do dia a dia da gestão, saiu recentemente de uma campanha eleitoral extenuante e enfrentou uma queda de braços com o agro, portanto, seria justo uma pausa. Mas não. Na terça-feira (29) tem reunião para tratar da legislação das OSs com vários especialistas da área.

França no Consepre

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França preside o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) no biênio 2023\2025. Detalhe: França foi eleito por aclamação

Cruz egergizado

Rogério Cruz (Republicanos) voltou energizado do breve descanso das demandas da Prefeitura de Goiânia. Despachou várias frentes de serviços como capina de mato, poda preventiva de árvores e remoção de entulho descartado de forma clandestina. As obras da Praça do Trabalhador também está com 80% concluídas.