O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Fortalecido, Marconi busca aliados e tenta filiar Arruda ao PSDB do DF

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 27 de agosto de 2025
Takeshi Gondo - Ilustrador
Takeshi Gondo - Ilustrador

Assim como Getúlio Vargas (1882-1954), o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) soube se equilibrar após duas derrotas seguidas – uma para eleger seu sucessor e outra ao Senado. Sua resiliência o impediu de sucumbir politicamente, mesmo diante da desidratação do PSDB, que perdeu todos os governadores nos últimos anos.

Agora, Marconi prepara-se para enfrentar uma de suas campanhas mais difíceis, ao tentar voltar a governar Goiás. Sem recursos, tempo de TV e partidos aliados, aposta na narrativa de que “o fundo do poço tem mola e os goianos querem mudanças novamente”.

Apoios estratégicos

Para viabilizar seu projeto, ele precisa mais do que boa posição nas pesquisas: busca aliados com densidade eleitoral nos 246 municípios goianos. Segundo apuração da coluna, uma de suas principais jogadas seria filiar o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ao PSDB.

Se conseguir, Marconi dará sobrevida ao partido no DF, onde os tucanos têm desempenho pífio há anos. Arruda, mesmo sem disputar eleições há mais de 20 anos, ainda é estimado em cerca de 15% do eleitorado do DF – algo próximo de 330 mil votos. Além disso, sua força política no Entorno seria estratégica para Marconi em Goiás.

Resgate dos tucanos raiz

Pragmático, o presidente nacional do PSDB vem promovendo um resgate das lideranças históricas do tucanato desde Fernando Henrique Cardoso.

  • Em Brasília, trouxe de volta a ex-vice-governadora Maria Abadia de Lourdes.

  • Agora articula o retorno de José Roberto Arruda e, possivelmente, do economista Ciro Gomes, que iniciou carreira no PSDB.

Além deles, outros políticos buscam na legenda uma alternativa ao lulopetismo e ao bolsonarismo.

Direita fragmentada

Marconi defende que candidatos de centro e centro-direita mantenham campanhas individuais no primeiro turno. Se essa tese vingar, o número de presidenciáveis deve aumentar.

No MDB paulista, há movimentações para lançar Michel Temer à Presidência. Recentemente, ele esteve em conversa com o senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (REP) sobre o tema.

Ciro Nogueira no ‘X’

O senador Ciro Nogueira (PP), presidente do União Progressista, criticou a imprensa por ignorar pesquisas do Instituto Paraná Pesquisas.

Segundo ele, único a acertar as eleições de 2022, o instituto mostra que Lula estaria perdendo para Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, além de empatar com Tarcísio de Freitas.

“Com tudo o que está acontecendo, é o maior sinal de que as jabuticabas estão azedas”, ironizou Nogueira no ‘X’.

Jessica na Alego

A prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Jéssica do Premium (União Brasil), esteve na Alego em busca de recursos e articulações com deputados.

Um dos encontros foi com o deputado Wilde Cambão (PSD), aliado do município e amigo da prefeita e de seu marido, o deputado André do Premium.

“Sou de Luziânia, mas a região do Entorno é minha cruzada política para alcançar o desenvolvimento social e econômico que sua gente precisa e merece”, disse Cambão à coluna.

Curso gratuito em Edéia

A Votorantim Cimentos abriu inscrições para 20 vagas no curso gratuito de Mecânica Industrial em Edéia (GO).

  • As vagas são exclusivas para moradores de Edéia, Edealina, Cezarina e Indiara.

  • Incentivo especial à participação de mulheres e pessoas com deficiência.

  • Inscrições até 1º de setembro de 2025, pelo link: http://bit.ly/4oSivpJ.

    Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.