Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Futuro político de Rogério Cruz está ligado a eleição de Thelma

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 08 de junho de 2022

Os interesses partidários do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) não se limitam ao seu partido ou em apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB). O esforço para ‘segurar’ o presidente da legenda em Goiás, o deputado federal João Campos, na base do governador, tem um objetivo crucial para o prefeito: eleger sua mulher, Thelma Cruz (Republicanos), deputada estadual. Ela representa a sobrevivência política de Cruz a partir de 2024, ano que haverá eleições municipais. O prefeito de uma certa forma não tem um grupo político orgânico para ser chamado de seu. A gestão nas secretarias mais estratégicas são comandadas pelo Republicanos de Brasília, soma-se nessa equação, o fato de que João Campos controla uma boa parcela do partido em Goiás. Rogério é umbilicalmente ligado à Igreja Universal, portanto não se ajoelha a João Campos. Elegendo Thelma deputada estadual, ganha musculatura política e reforça seu projeto de reeleição.

Tecnológico 

Em sabatina promovida pela Associação Comercial e Industrial do Centro de Goiânia (Acic) nesta terça-feira (7), no auditório do Sesc, o pré-candidato ao governo,  Gustavo Mendanha (Patriota), prometeu “criar um Estado inteligente”, tal qual, diz ele, fez em Aparecida de Goiânia. 

Continua após a publicidade

Missão

Depois de deixar a apresentação do Cidade Alerta, da Record TV, a jornalista Silvye Alves (UB) anunciou que é pré-candidata a deputada federal. Nas redes, recebeu críticas pela escolha, mas sinais de que pode angariar muitos votos. 

Igual?

Muitos seguidores da Silvye, no entanto, a comparavam com a ex-colega de emissora e ex-deputada, Raquel Azeredo, que deixou o Cidade Urgente – que foi substituído pelo Balanço Geral -, foi à política e, após um mandato, “desapareceu”, como observou uma seguidora. 

Cobrança

A Federação dos Jornalistas e outras 10 organizações ligadas à defesa do Jornalismo e aos direitos e prerrogativas dos jornalistas no país pediram audiência urgente com o governo brasileiro para discutir o desaparecimento do jornalista inglês Tom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira, no Vale do Javari, no Amazonas. 

R$100 mil

Ontem, no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, o presidente Jair Bolsonaro foi condenado pela Justiça de São Paulo por dano moral coletivo à categoria dos jornalistas. 

Visita petista

O ex-senador e atual vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), vai estar na Alego na próxima sexta-feira (10) em uma audiência sobre a Renda Básica Cidadã. 

Preocupação

A Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM) se reuniram na terça-feira com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para tratar da preocupação com a aprovação da PLP 18/2022, que trará alterações do entendimento do Sistema Tributário Nacional e da Lei Kandir. 

Curta

Haroldo Naves e Carlão da Fox, da FGM e AGM, respectivamente, avisaram que, com a aprovação da medida, pode fazer com que Goiás perca R$ 4,5 bilhões em receitas.