O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Gayer e o ‘Bloco do Eu Sozinho’ quer desfilar com o adversário

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 13 de janeiro de 2026
Gayer
Ilustração: Takeshi Gondo

Eleito pelo PL de Goiás, o deputado federal Gustavo Gayer costuma dizer que “eu tenho os votos”, parafraseando o rei da França, Luís XIV (1638-1715): “O Estado sou eu”. Imbuído dessa convicção, ele tenta costurar uma aliança com a base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Essa fórmula foi tentada pelo vereador por Goiânia Major Vitor Hugo (PL), mas não deu certo. Faltou combinar com o presidente regional do partido, senador Wilder Morais. Mas Gayer acredita que pode mudar a cabeça da cúpula nacional, principalmente o pré-candidato a presidente da República do PL, Flávio Bolsonaro (RJ).

Mas não é bem assim. Na última conversa da semana passada entre Flávio e Wilder nos EUA, onde eles estão, ficou acordado que, em Goiás, o candidato a governador será Wilder. O acerto foi referendado por Valdemar Costa Neto. Portanto, a essa altura do ensaio de Gayer e seu ‘Bloco do Eu Sozinho’, não tem samba-enredo, ou seja, o PL não vai fechar aliança com o bloco caiadista. Restará ao deputado disputar a vaga de senador pelo PL e não sob a proteção dos votos de Gracinha Caiado.

Na avaliação de lideranças do PL, Gayer insiste nessa aliança não é pensando no partido, mas nele mesmo. “Ele teme que na campanha possa vir à tona nas redes sociais (que ironia!) o acidente automobilístico em 2000 que ele foi protagonista. Se o PL e ele estiverem na base do governo, dificilmente esse caso será explorado eleitoralmente”, diz uma fonte no PL. Pelo sim ou não, o fato é que dificilmente essa aliança será concretizada, afinal, o PL está focado em eleger deputados federais. Sem um candidato a governador, pode até eleger um senador, mas dos quatro deputados eleitos pela legenda em 2022, no máximo conquista duas vagas.

Daniel retoma agenda de conversas
Sem muito alarde, o vice-governador e pré-candidato ao Governo de Goiás, Daniel Vilela (MDB), retomou sua agenda de conversas com lideranças que apoiam seu projeto de poder. Nesta segunda-feira (12), seu gabinete recebeu prefeitos que estiveram em Goiânia, alguns deles do Entorno de Brasília. A partir de agora, é um olho nos adversários e outro na gestão.

Bia Kicis coragem
A disputa eleitoral no Distrito Federal a cada dia ganha um capítulo novo, principalmente depois que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) hipotecou apoio à candidatura de Celina Leão (PP) a governadora. Agora, o pré-candidato a presidente da República pelo PL, Flávio Bolsonaro, declarou que a deputada federal Bia Kicis é pré-candidata ao Senado. Seria normal, mas acontece que o governador Ibaneis Rocha conta com o apoio de Michelle, sinal de que o PL do DF está dividido.

Prefeitos no O HOJE
Os prefeitos Diego Sorgatto (União Brasil), de Luziânia, e Marcus Vinicius (MDB), de Valparaíso de Goiás, estiveram nesta segunda-feira (12) na sede do Grupo O HOJE, em Goiânia, onde foram recebidos pelo CEO da empresa, José Allaesse, e pelo executivo Gean Allaesse.

Apoios a Daniel
Durante a visita, eles foram entrevistados pelo canal de streaming do O HOJE no programa Momento Político. Tanto Diego Sorgatto quanto Marcus Vinicius foram unânimes ao elogiar a gestão do governador Ronaldo Caiado e seu vice, Daniel Vilela. Destacaram os investimentos e foram assertivos no apoio a Daniel para governador de Goiás.

Rollemberg no ataque
Deputado federal pelo PSB do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg afirma que alcançou as 171 assinaturas para instalar a CPI do Banco Master-BRB. Opositor de Ibaneis Rocha (MDB), o deputado já indicou que pretende investigar a relação do governador com Daniel Vorcaro. Se o caso avançar, o projeto de Ibaneis ao Senado pode ficar pelo caminho.

Ibaneis longe do Master – Curtindo férias com a família na Suíça, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), quer distância da confusão do Banco Master. Assim que voltar, seus aliados dizem que ele desembarca determinado a disputar o Senado, com ou sem o PL.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.