Coluna

Glaustin: “A proposta da reforma não é boa para a Região Centro-Oeste”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de junho de 2023

A discussão da reforma tributária está fervilhando nos bastidores devido ao recesso parlamentar da Câmara dos Deputados. O retorno ao Plenário será no dia 3 de julho e promete ser ‘quente’. Do lado do governo, leia-se ministro Fernado Haddad (PT) e o secretário executivo do Ministério da Economia, Bernard Appy, faz-se a defesa do projeto. No outro lado do balcão, governadores de Estados emergentes, entre eles o de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). Esses dois times vão ‘colar’ nos deputados numa ação de argumentos em defesa de suas propostas. Em conversa com a Xadrez nesta segunda-feira (26), na sede da AGM, o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) defende a mesma tese do governador, que a reforma como está não tem como ser aprovada. A proposta da reforma como está “não é boa para a Região Centro-Oeste”. “Ela acaba com os incentivos e nenhuma empresa vai querer se instalar na região. Vão tudo para Estados industrializados”, diz. Na avaliação do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, Caiado vai ser um “osso duro de roer” durante as discussões da reforma. “Concordo com o Glaustin que precisamos unir forças e os prefeitos não podem se esquivar de uma mobilização. São parte interessada também”, defende Naçoitan.

“A reforma não é do Lula”

No almoço com alguns prefeitos e ex-presidentes da AGM promovido pelo atual presidente, Carlão da Fox (UB), o deputado Glautin lembrou que a proposta da reforma tributária que está no Congresso “não é do governo Lula”. “Ela começou no governo de Michel Temer (MDB) e foi concluída na gestão de Bolsonaro e Paulo Guedes. Virou um problema porque Bolsonaro não conversava com o parlamento.”

Continua após a publicidade

Bancada e prefeitos

Embora nem todos os deputados federais e prefeitos apoiem a tese de Caiado, a maioria defende uma reunião com a bancada para cobrar um posicionamento deles.

CNI tem pressa

Nesta segunda-feira (26), o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, se reuniu com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), da Câmara, Arthur Lira (PP), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para pedir agilidade na votação.

Simplificar tributos

Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade: “Não estamos olhando setores específicos e não estamos lutando para pagar menos impostos. Estamos lutando por uma simplificação tributária e pelo desenvolvimento do Brasil”.

Cansou de esperar

Edward Madureira cravou: é o pré-candidato ao Paço em 2024 pelo PT de Lula. Nas redes sociais, citou reunião com proeminentes petistas influentes como a presidente do partido em Goiás, vereadora Kátia Maria, do Iphan, Pedro Wilson, diretor na Alego Luís César Bueno, deputada estadual Bia de Lima e promessa à Câmara Fabrício Rosa.

TCM do bem

O presidente do TCM, Joaquim de Castro, foi elogiado por prefeitos pela sua condução firme à frente da instituição. Nas palavras do ex-presidente do TCM, Irondes Moares, “foi o melhor presidente até hoje”. “O Tribunal não deixou de punir erros, mas antes orienta os prefeitos para não cometerem erros.­” (Especial para O Hoje)