Governadores do Cosud seguem Caiado e vão discutir segurança
Está previsto para este final de fevereiro, a reunião dos governadores que fazem parte do Consórcio Sul e Sudeste em Porto Alegre. Seria mais uma reunião para discutir políticas públicas comuns e desafios comuns entre Estado e o Governo Federal se não fosse por um detalhe: o principal assunto da pauta é segurança pública, tema […]
Está previsto para este final de fevereiro, a reunião dos governadores que fazem parte do Consórcio Sul e Sudeste em Porto Alegre. Seria mais uma reunião para discutir políticas públicas comuns e desafios comuns entre Estado e o Governo Federal se não fosse por um detalhe: o principal assunto da pauta é segurança pública, tema que está na ordem do dia e nas preocupações da população. Mas existe outra leitura política pois, em sua maioria, são lideranças com perfil de centro-direita e direita com três deles, Ratinho Júnior (PSD-PR), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS) pré-candidatos a presidente da República. De uma certa forma, eles correm atrás do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) que tomou a dianteira nas discussões mais urgentes do país, entre elas, segurança, educação e saúde. Segurança passou a ser o tema do momento, principalmente porque o governo Lula patina no assunto sem respostas satisfatórias à população. Enquanto Lula passava ao largo do crescente número da violência no país, Caiado, que havia debelado os índices de criminalidade a taxas mínimas, ampliou as discussões junto aos governadores do Consórcio Brasil Central, atualmente sob sua liderança. Outra pauta de segurança que os governadores do Cosud vão discutir e que Caiado saiu na frente, é a questão das “saidinhas” de apenados em datas comemorativas. O governador de Goiás já se posicionou contra e a discussão vai entrar nas primeiras pautas do Congresso.
“Desenvolvimento com segurança”
O título acima virou um mantra do governador Ronaldo Caiado em suas entrevistas e palestras. Ele sustenta sua tese que, “nenhum estado ou país se desenvolve se não tiver segurança e educação”, fundamentado em pesquisas científicas. E cita como exemplo Goiás, onde a segurança do cidadão e o bem patrimonial, seja rural ou urbano, são protegidos pelas forças de segurança do Estado.
Naçoitan livre
Depois de um longo período preso, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (se partido) foi solto nesta sexta-feira (17) em decisão do juiz Wander Soares Fonseca com medidas cautelares. Logo após ser liberado, Naçoitan assinou a ata de posse e retornou ao cargo de prefeito.
Desafios políticos
Naçoitan tem pela frente um longo caminho na reestruturação de sua base política e a construção de um nome de consenso para disputar a eleição. Ele está no último ano do segundo mandato e seu grupo segue unido em torno de sua liderança.
Emendas Garcez
Emenda parlamentar da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) viabilizaram cursos profissionalizantes nas áreas de modelagem de sobrancelhas, cuidado infantil, técnicas de cabeleireiro, cuidado de pessoas com deficiência, cortes masculinos e design de barba. As aulas já começam no dia 26 próximo.
Encrenca à vista
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei n° 14.711/2023 que autoriza que oficiais cartorários autorizem a apreensão de bens, principalmente automóveis. A AMB argumenta que a competência é exclusiva do Poder Judiciário. Mais uma encrenca para o STF resolver.