Coluna

Governo recorre de decisão sobre proibição de extração do amianto

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 17 de agosto de 2021

O governo de Goiás vai recorrer da decisão da Justiça Federal que, atendendo a ação civil pública do Ministério Público Federal, suspendeu as atividades de extração, exploração, beneficiamento, comercialização, transporte e exportação de amianto crisotila, pela empresa SAMA – Minerações Associadas, subsidiária da Eternit. Autor da lei que autorizou o retorno das atividades de extração do minério, em 2019, o deputado Rubens Marques (Pros) recebeu da procuradora-geral do Estado, Juliana Valente, a garantia de que o governo recorreria da decisão judicial. E no final da tarde, se reuniu com o governador Ronaldo Caiado, para bater o martelo sobre a minuta recursal. 

Tributos 

Tanto o Estado quanto a cidade de Minaçu têm interesse nas atividades de extração e comercialização do amianto crisotila, por gerar emprego, renda e receita de ICMS. 

Minguou 

Nem mesmo os deputados federais bolsonaristas de Goiás se empolgaram com a sanha do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), de tentar criar a CPI da Urna Eletrônica. O filho do presidente não conseguiu as 171 assinaturas necessárias. 

Projeto Senado 

Em resposta a quem cogita que assumiria o comando do Banco Central, caso Lula seja eleito, em 2022, Henrique Meirelles responde que não trabalha sob hipóteses. E que não tem contato com o petista. O foco é o Senado. 

Consulta  

Para ter mais embasamento sobre a questão da data-base do funcionalismo municipal, o prefeito Rogério Cruz conversou ontem com o presidente do TCM, Joaquim de Castro, e com o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi. 

Bobos da corte   

Com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, preso em Bangu, e o cantor Sérgio Reis, convocando caminhoneiros para greve, o deputado petista Rubens Otoni conclui que quem tem esses dois como abre-alas não tem rumo, se referindo ao Palácio do Planalto. 

Mais trabalho 

Relatora do projeto que acaba com a figura do trabalhador autônomo exclusivo, aprovado na Comissão de Trabalho, da Câmara Federal, a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) diz que a matéria abre caminho para mais opções de trabalho. 

Sob controle 

Em Formosa, durante manobra militar, Jair Bolsonaro procurou mais uma vez mostrar que tem o domínio das forças armadas e que em cada canto do país tem um militar pronto e atentos ao que está acontecendo, na garantia dos Poderes da República. 

Decoro  

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa deve começar a discutir esta semana sobre o caso que envolve o deputado Amauri Ribeiro (Patriota) e a vereadora Lucíula do Recanto (PSD). 

CURTAS 

– A Alego aprecia hoje projeto que obriga os cartórios notariais a comunicar ao Detran-GO a transferência de propriedade de veículos no ato do reconhecimento das firmas do vendedor e do comprador. 

Compartilhe: