O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Gracinha amplia protagonismo político além da proteção social

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 19 de maio de 2025
Gracinha
Takeshi Gondo - Ilustrador

Não é comum primeiras-damas conquistar espaços políticos nos governos estaduais e municipais. Normalmente, o trabalho fica restrito à área de proteção social e assuntos protocolares. São poucas as exceções pelo país, mas em Goiás, a titular do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado (União Brasil), desde o início do primeiro mandato de Ronaldo Caiado como governador, ampliou sua atuação.

Decorridos quase 6,5 anos, gradativamente, Gracinha tem ocupado espaços políticos, tanto em articulações quanto nas conversas de bastidores com as mais variadas lideranças, principalmente prefeitos. Para o ex-prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), “Dona Gracinha tem uma sensibilidade social apuradíssima e habilidade política acima da média”. Segue seu relato. “Durante os meus dois mandatos como prefeito de Valparaíso – encerrado em janeiro deste ano –, sempre que levava nossas demandas do município, fomos atendidos com presteza. Sou grato pelo que ela tem feito pela nossa região do Entorno, em especial, Valparaiso”, pontua o ex-prefeito e secretário do Entorno para Goiás.

Esse capital político, Gracinha ampliou gradativamente junto às lideranças da base caiadista, tendo dois objetivos: a sustentação da unidade política em torno de Daniel Vilela (MDB) e da gestão de Caiado. A partir de agora, as agendas de Caiado pelo país vão ser mais frequentes, do mesmo modo, Gracinha também vai estar mais presente nos eventos pelo interior do estado. Seu nome é lembrado, dia sim outro também, como pré-candidata a senadora.

Lula quer ‘segurar MDB’ e PSD

O entorno do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), percebeu que os ministros do Centrão aboletados no governo, não estão nem aí para a governabilidade. Lula foi aconselhado a tentar segurar o MDB e o PSD, duas das maiores siglas. A ideia é oferecer a vice para o MDB e dar mais ministérios ao PSD. Na teoria é fácil, difícil será convencer o fisiologista MDB a embarcar nessa canoa.

Tô fora!

Se houver um acordo nacional com o PT, o MDB de Goiás e do Distrito Federal deve ficar fora do apoio à reeleição de Lula ou de um indicado seu. Ibaneis tenta atrair o PL para sua base, da mesma forma, Daniel Vilela caminha nessa direção.

Subiram o tom

À medida em que em 2026 se aproxima, os governadores Ronaldo Caiado (UP-GO) e Romeu Zema (Novo-MG), aumentam o tom contra o governo e o presidente Lula. Caiado assim como Zema, gravaram uma série de vídeos recheados de críticas ao petista, principalmente nos gastos descontrolados do governo petista, segurança pública e alta do custo de vida.

Ah, federações!

Em pese declarações de céticos, a fusão PSDB+Podemos está engatilhada e na mira. Quanto à federação União Brasil+Progressistas (UP), também estão no prumo MDB e Republicanos. Quanto ao PSB e Cidadania avançaram e na mesma trilha, o PDT abre conversas com o PRD e o Solidariedade. A conferir.

Paulo de olho

Hábil na arte da articulação política e visão de águia, o ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União Brasil), mantém os olhos atentos na movimentação de possíveis candidatos a deputados federais e estaduais por Rio Verde. Paulo acredita que o cenário ainda está nublado e que tem gente ‘trucando’ sem ter boas cartas. Paralelamente, ele, o deputado estadual Lucas do Vale (MDB) e aliados, seguem na estrada o mais discreto possível.

Sem descanso

“Estou dormindo em média, 3h por noite por conta de minha agenda nos finais de semana no interior. Neste sábado (17), percorri a Estrada de Ferro por Ipameri e encerrei em Catalão”, disse à coluna do deputado federal, José Nelto (União Brasil). “A partir desta segunda-feira (19) tenho maratona até quinta-feira na Câmara”, diz.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.