O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026

Grupo de Paulo do Vale pode mudar eixo de poder em 2026

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 15 de outubro de 2025
Paulo do Vale
Takeshi Gondo - Ilustrador

Historicamente, Rio Verde e os municípios de Jataí, Mineiros, Quirinópolis e Santa Helena formavam uma força política que só tinha como rival a Região Metropolitana de Goiânia. No entanto, a partir dos anos 2000, entrou em declínio e as principais lideranças que atuavam em defesa da região foram se fragmentando. Mas a partir da eleição do prefeito Paulo do Vale em Rio Verde, o município tomou outro rumo, não só nos acertos da gestão, mas, sobretudo, na incorporação de novas políticas públicas desenvolvimentistas.

Hoje, Rio Verde está entre as cidades com melhor qualidade de vida em Goiás e entre as cidades brasileiras graças a uma combinação política de gestão pública em parceria com a iniciativa privada. Essa força econômica tem sido referência para o País, mas também um passaporte político que o ex-prefeito Paulo do Vale (União Brasil), o atual gestor do município, Wellington Carrijo, e o deputado estadual Lucas do Vale, ambos do MDB, utilizam para mostrar o potencial do Sudoeste goiano.

É com essas credenciais que Paulo do Vale lidera seu grupo em busca de um maior protagonismo para a região. Como líder e referência de gestor, Paulo mira a vaga de vice de Daniel Vilela (MDB), isto porque, em qualquer outra região, não tem o sentimento de pertencimento como o Sudoeste. Além disso, a força do agro, quer no campo ou nas cidades, é sinônimo de ascensão social e econômica. Esse é o conceito que o grupo do Dr. Paulo do Vale tem para resgatar o protagonismo político de Rio Verde e do Sudoeste de um modo geral.

 

Reviravolta: Lucas do Vale federal

Em recente visita do vice-governador e presidente regional do MDB, Daniel Vilela, a Rio Verde, acordaram que o deputado estadual Lucas do Vale, que buscava a reeleição, será candidato a deputado federal. Daniel que formar uma nominata com candidatos que têm chances de serem eleitos. Diante dessa mudança de estratégia, Paulo do Vale, que pretendia disputar a vaga para a Câmara Federal, entra na vaga de Lucas, mas continua de olho na vice de Daniel.

 

“Obras vão continuar”

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, disse à coluna que a suspensão da lei que cobra a ‘Taxa do Agro’ “é um transtorno”, mas o governo trabalha para reverter essa decisão no Supremo. “As obras vão continuar com novas licitações e os recursos voltam para o tesouro.”

 

Adib rifa Jamil?

Adib Elias (MDB) nega, mas nos bastidores do serpentário político de Catalão é dada como certa a candidatura de Adib à Alego. Se essa informação se concretizar, o deputado Jamil Calife (PP) terá que dividir votos em Catalão. Agora, resta saber se Jamil está disposto a enfrentar o ‘criador’ de sua eleição a deputado.

 

Toc toc, é o Renato

Diametralmente oposto às incertezas no grupo de Adib Elias, o do ex-candidato a prefeito de Catalão e empresário rural Renato Ribeiro segue sua toada em busca de apoio para a conquista da vaga de deputado estadual. Renato tem como trunfo não ter desgastes junto à população e não ser tutelado pelas oligarquias de Catalão. “Entrei na política para servir e somar forças com uma grande parcela da população que quer mudanças”, diz Renato.

 

Amauri do PRTB

A 13ª Vara Cível de Brasília negou o pedido de tutela de urgência feito por Leonardo Alves de Araújo, ex-presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que buscava reassumir o comando da sigla. A decisão, assinada pela juíza Vanessa Maria Trevisan, mantém Amauri Pinho como presidente nacional do partido e reafirma a regularidade da atual direção perante a Justiça Eleitoral.

 

Flávia candidata

A ex-deputada federal Flávia Péres tem sido assídua nas cidades administrativas do DF. As aparições são interpretadas como um ensaio para voltar à Câmara Federal em 2026. Será um teste para saber se ela tem capital político para se eleger, como no passado, ao lado de José Roberto Arruda. A conferir.

 

Izalci critica Pacheco – “A gestão de Rodrigo Pacheco (PSD) à frente do Congresso Nacional é avaliada como prejudicial ao País, resultando na perda de credibilidade, autonomia e independência do Poder Legislativo”, critica Izalci Lucas (PL). O novo Código Civil, proposto por Pacheco, limita a ação do Senado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.