Coluna

Haverá baixa renovação no Congresso e na Alego

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de setembro de 2022

A expectativa de muitos candidatos a conquistarem uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e no Congresso, pode ser frustrada. Especialistas e cientistas sociais são quase unânimes em afirmar que haverá baixa renovação nesta disputa eleitoral de 2022. Diferente de 2018, quando havia um sentimento de mudanças e o antipetismo dominava o inconsciente de massa, agora é a vez dos políticos profissionais. Esta é a avaliação do cientista político com doutorado e professor licenciado da UNB, Paulo Kramer. Em entrevista ao programa Face do Poder do canal O Hoje News desta quinta-feira (1º), ele falou sobre a influência das pesquisas e redes sociais que elegeram no passado recente, os chamados outsiders. “Hoje as pessoas estão mais cautelosas em relação às redes sociais, mas elas não perderam sua importância e vão continuar sendo muito utilizadas, assim como as pesquisas que refletem um retrato do momento”. Para o professor Kramer, esta eleição será dos políticos profissionais e que os meios de comunicação social e pesquisas tendem a favorecer quem já tem cargo eletivo. De fato, as projeções que apontam para determinados “puxadores de votos”, podem não se concretizar nas urnas. Por mais bombardeadas com propagandas dos candidatos, principalmente nesta corrida final, o eleitor vai decidir a poucos dias da eleição. Esta é a percepção dos políticos profissionais e de cientistas sociais.

Vitor Hugo na estrada

O candidato ao governo do Estado de Goiás, Major Vitor Hugo (PL), inicia na manhã desta sexta-feira (2), adesivaço e caminhada pelo comércio no município de Alexânia, com a presença do prefeito da cidade, Allysson Silva Lima (Progressistas). Em seguida, vai para Abadiânia, onde também repete a mesma agenda de adesivaço e caminhada no comércio da cidade e no final da tarde, encerra em Ouro Verde.

Continua após a publicidade

Wilder desenvolvimento

O candidato a senador, Wilder Moraes (PL) sendo eleito, pretende usar sua experiência como senador durante seis anos de mandato para impulsionar a regionalização e a retomada de investimentos nas cidades. “Vamos promover o desenvolvimento por meio de políticas públicas para gerar empregos e renda”.

Proibido pesquisa

Em Catalão, as disputas eleitorais sempre foram acirradas e nesta eleição não é diferente. O candidato a deputado estadual, Jamil Calife, apoiado pelo prefeito Adib Elias (ambos Progressistas), contrataram a Contatos Pesquisas que aponta Jamil bem à frente do concorrente Gustavo Sebba (PSDB). O problema é que a pesquisa foi contestada devido a disparidade dos números em relação a outros institutos. A equipe jurídica de Gustavo Sebba acionou a justiça eleitoral que proibiu a divulgação, já que outros levantamentos dão ele com larga vantagem eleitoral. Caso não seja cumprida a determinação judicial, a Contatos terá que pagar R$ 50 mil de multa diária.

Urna Braille

Boa notícia de inclusão: uma urna eletrônica adaptada para pessoas com deficiência visual fica disponível a partir desta sexta-feira (2), na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, unidade da A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), durante 15 dias, com acesso ao eleitor que deseja se preparar para o dia da votação.

Hildo do Candango

O ex-prefeito de Águas Lindas e candidato a deputado federal, Hildo do Candango (Republicanos) enfrenta uma concorrência acirrada do atual prefeito Lucas Antonietti (Podemos) que apoia a reeleição de José Nelto (Progressistas). “Fico feliz em saber que Águas Lindas tornou-se uma grande cidade e respeitada, conceito que não existia no passado, mas em nossos dois mandatos, mudamos esta realidade”.