Quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Coluna

Hildo e Jeferson frente a frente com Rogério em busca de cargos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de setembro de 2023

Nesta segunda-feira (11) o Republicanos de Goiás comandado pela dupla Hildo do Candango e o deputado federal Jeferson Rodrigues, senta-se frente a frente do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz para um tête-à-tête. Acompanhados dos suplentes que não conseguiram ser eleitos deputados em 2022, vão clamar por vagas no staf da equipe do prefeito. Embora o Republicanos tenha muitos cargos na gestão, incluindo a estratégica Secretaria de Governo e postos no segundo e terceiro escalão. Querem mais, conforme apurou a Xadrez. Além de agasalhar os “órfãos da disputa eleitoral”, não é descartada uma secretaria para Hildo do Candango. Seu grupo avalia que, sem maior protagonismo da legenda na Capital, dificilmente cumprirá a meta de eleger o maior número de prefeitos e vereadores em Goiás. “Não acredito que o motivo seja a falta de protagonismo da legenda. Ninguém divulga tanto o Republicanos como o prefeito Rogério”, contesta um vereador que pediu anonimato. A constatação é que, no interior do estado, pouco se ouve falar no partido e menos ainda entre os formadores de opinião. Os senhores da legenda em Goiás, se comunicam mal com a mídia e não tem uma estrutura de comunicação do partido.

Marcos Pereira cobrou ação

Na reunião em que Hildo do Candango e Jeferson Rodrigues tiveram com o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira (SP) foi cobrado mais ação da legenda na formação de chapas e possíveis alianças. Essa é uma das razões para que Hildo tenha maior visibilidade em Goiânia e maior conectividade com a mídia.

Continua após a publicidade

“Campos faz falta”

“João Campos faz no partido. Desde o momento em que ele saiu da linha de frente, o partido perdeu protagonismo político no interior do Estado, conta um vereador. O fato é que as cartas estão com o prefeito Rogério e o Republicanos terá que jogar com ele.

Erro em Valparaíso

Hildo precipitou ceder às pressões do Republicanos de Brasília e anunciou o nome de Glaucio Montana como pré-candidato a prefeito de Valparaíso. Com isso, ‘comprou’ uma briga com a senadora Damares Alves que apoia Maria Yvelonia para prefeita.

Sob direção…

Por 67 a 29 votos, os membros do Diretório Nacional do Cidadania elegeram neste sábado (9), Plínio Leite Bittencourt (RJ), novo comandante da legenda. Depois de muitas rusgas, arrancaram o veterano Roberto Freire da presidência.

… e com Lula

De acordo com o presidente do Cidadania em Goiás, Geovane Felipe, “esse foi um desfecho de um debate interno que se arrastava nos últimos meses. Existia um clamor dos diretórios estaduais, por uma melhor repartição dos recursos partidário e também por uma participação no governo Lula”. Freire era contra.

Sulnara social
Acompanhada do marido, Vilmar Mariano (MDB), a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, Sulnara Santana, participou de um bate-papo no Programa Receita de Sucesso e falou sobre o seu protagonismo nos projetos sociais do município. As mulheres têm voto e são maioria do eleitorado.

Menos mal

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o número de processos trabalhistas caíram de 2,6 milhões em 2017 para 1,1 milhão no ano  depois da reforma trabalhista.