Coluna

Ibaneis busca resgatar protagonismo de 2022 e influenciar eleição de 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 18 de abril de 2023

Nos países democráticos, a preocupação dos que são eleitos, essencialmente, está em promover o desenvolvimento econômico e social de sua gente, seja Estado ou município. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vinha num trote bom de marcha política em ascensão, mas foi atropelado pelas circunstâncias políticas e afastado do poder. Uma violência jurídica que não provou nada, mas colocou pedras em sua trajetória. Agora, faz o caminho de volta, reconstruindo seu protagonismo político paulatinamente. E mais: recompondo seu score junto aos mais de 832.633 votos válidos que acreditaram em suas propostas e lhe deram um aval para mais quatro anos. Seu foco é nesses eleitores e nos quase 3 milhões de brasilienses que vão continuar sob sua gestão. Para tanto, ele precisa ser maior do que seus percalços e reconstruir o protagonismo de 2022 que o elegeu no primeiro turno. Só assim poderá consolidar seu grupo político e influenciar a eleição de 2026. Se não tiver atropelos, tudo caminha para que a união MDB e PP continue e a vice, Celina Leão, tenha seu apoio. 

Mendanha mantém distância…

Não passaram despercebidas aos mais atentos que foram à posse do secretário de Finanças de Aparecida, Einstein Paniago, e do presidente da AparecidaPrev, Robes Venâncio, as ausências do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota), e do presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB). A percepção é que o sinal de fumaça sinaliza um distanciamento de Mendanha do prefeito Vilmar Mariano (Patriota).

Continua após a publicidade

… André também

Quanto à ausência do presidente da Câmara, André Fortaleza, se deve pelo fato de que os dois já não falam a mesma língua política. A última do prefeito Vilmarzinho, de acordo com André, foi retirar a Guarda Civil de Aparecida que fazia segurança no edifício da Câmara. “Quero distância do prefeito”, diz André.

Iporá sem UTI

A UTI de Iporá com 10 leitos está fechada por falta de repasse de R$ 494 mil mensal com contrapartida do município de R$ 250 mil. A unidade de saúde funcionou menos de três meses este ano e acabou fechada. De acordo com o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, atendia todos os municípios da região.

UPA lotada

Naçoitan diz que a consequência do fechamento foi a superlotação da UPA que mantém gente entubada nos corredores e os que não têm mesmo jeito enviam para Goiânia.

Gugu candidato

O deputado estadual Gugu Nader (Agir) foi estimulado por apoiadores e pesquisas que apontam ele como favorito na disputa para prefeito de Itumbiara. “Sou candidato, sim, e com a ajuda da população que deseja mudanças, serei eleito”. Gugu avalia que o governador Ronaldo Caiado vai apoiar o atual prefeito, Dione José de Araújo (UB), mas que, “depois de eleito”, tem certeza que “o governador vai me apoiar”, garante Gugu.

PT na área

Advogado, ex-candidato a deputado estadual e ativista político, Willian Idelfonso (PT) colocou seu nome à disposição do partido para disputar a Prefeitura de Águas Lindas em 2024. (Especial para O Hoje)