Ida de Caiado e Tarcísio em Israel reafirmam valores ocidentais e contrapõem Lula
Políticos costumam usar sinais, gestos e falas para emitir recados aos adversários e eleitores sobre determinados temas que estão em evidência. Em muitos casos, servem também como plataformas de uma campanha eleitoral e facilitam alianças futuras, seja local, no país e até no exterior. A viagem a Israel das duas lideranças mais representativas da direita […]
Políticos costumam usar sinais, gestos e falas para emitir recados aos adversários e eleitores sobre determinados temas que estão em evidência. Em muitos casos, servem também como plataformas de uma campanha eleitoral e facilitam alianças futuras, seja local, no país e até no exterior. A viagem a Israel das duas lideranças mais representativas da direita e centro-direita – prováveis candidatos a presidente da República em 2026 –, governadores Ronaldo Caiado (UB-GO) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), está dentro deste conceito de simbolismo. Os dois líderes fazem o contraponto ao presidente Lula que tem dado sinais de deslocamento do ocidente e flertando com autocratas e ditadores. O gesto de Caiado e Tarcísio, além do contraponto a Lula, reafirma a crença nos valores que fundamentam a civilização ocidental a partir dos filósofos gregos, o direito romano e a fé judaico-cristã, pilares que os radicais de esquerda abominam. Tanto que influenciam Lula a falar bobagens como a comparação dos ataques de Israel ao holocausto e não condenar ditaduras autocratas. Nessa toada, Lula terá muitas dificuldades para unir o país e promover o desenvolvimento econômico e social. Enquanto isso, líderes da direita se articulam para oferecerem aos brasileiros, um modelo de gestão do país afinado com os valores ocidentais e plena democracia.
Segurança? Chame o especialista
A fuga dos presos da penitenciária federal de segurança máxima em Mossoró (RN), já dura mais de um mês e, segundo especulações, mais de R$ 1 milhão em diárias dos mais de 500 homens envolvidos na operação, combustível e gastos com helicópteros. A Xadrez sugere chamar Ronaldo Caiado, o especialista em segurança pública.
Alex na área
Resolvida a situação junto à justiça eleitoral, o ex-prefeito de Cidade Ocidental e pré-candidato a voltar ao cargo, Alex Batista (MDB), comemorou o aniversário no domingo (17) com apoio de lideranças políticas de Brasília e Goiás. “Foram mais de 2 mil pessoas, além dos deputados de Brasília e do Entorno, bem como do vice-governador Daniel Vilela”, disse ele. Alex é um competidor duro de vencer.
Perda de influência
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o regional, Dr. Hélio de Sousa passou a régua no comando da legenda em Luziânia, Cidade Ocidental e Novo Gama. Nestas três cidades era a deputada federal Lêda Borges (PSDB) quem dava as cartas. Marconi restringiu a influência dela só em Valparaíso.
Toc, toc, é o Waldir!
“Estou muito feliz pela oportunidade de conversar frente a frente com as pessoas de nossa cidade, ouvir suas queixas e sonhos. Meu desejo como pré-candidato a prefeito de Aragoiânia, é somar com nossa gente e compartilhar esperanças em dias melhores ao município, tanto na cidade como na área rural”, disse o empresário Waldir a Fokus (Podemos) em reunião com pré-candidatos a vereadores da cidade.
Estremecidos
Não convide para jantar no mesmo restaurante o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Pode ter estocadas de garfos além das palavras duras. É que, segundo o serpentário político, Bolsonaro ainda não perdoou Valdemar por ele ter dito no depoimento na PF, que foi pressionado pelo então presidente, ajuizar ação no TSE questionando as urnas.