Coluna

Indicação de Humberto Aidar ao TCM fica para o segundo semestre

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 08 de junho de 2021

Em razão da polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a indicação do deputado Humberto Aidar (MDB) para compor o conselho do órgão, que cabe à Assembleia Legislativa, vai ficar para o segundo semestre. Até mesmo para diluir resistências de parte dos 26 parlamentares signatários da PEC de autoria de Henrique Arantes (MDB). Após o recesso parlamentar de julho, a Mesa Diretora apresentará projeto de decreto legislativo com o nome do emedebista. O tucano Talles Barreto, um dos principais defensores da manutenção do TCM, entrega seu relatório esta semana, com recomendação contrária à matéria de Henrique Arantes. 

Saneago  

Consta da pauta da sessão da Alego, nesta terça-feira, projeto do governo que indica a necessidade de permitir à Saneago buscar novas formas de arranjo organizacional para ser mais competitiva no mercado. 

Continua após a publicidade

Cidadania  

A assembleia deve aprovar em definitivo projeto que concede cidadania goiana à secretária da Economia, Cristiane Schmidt, de autoria do Julio Pina (PRTB). 

Homenagem  

A Câmara de Goiânia vota hoje projeto do vereador Anderson Bokão, que denomina o centro esportivo do Conjunto Riviera com o nome do ex-prefeito Maguito Vilela. 

Dilema tucano 

Orientar, pode, mas obedecer, é outra história. Os deputados tucanos Talles Barreto, Lêda Borges, Francisco Oliveira, Gustavo Sebba e Helio de Sousa foram orientados pelo PSDB a votar contra a adesão de Goiás ao regime de recuperação fiscal. Oliveira, por exemplo, deve votar com a base aliada. 

Outro canal 

Ao invés de recorrer ao tucano Célio Silveira, o deputado estadual Wilde Cambão (PSD) tem levado comitivas de prefeitos e vereadores da região do entorno de Brasília ao Professor Alcides (PP). Já passaram pelo escritório dele políticos de Novo Gama e Formosa. 

No Democratas 

Em movimento contrário, Célio Silveira se encontrou com o prefeito de Valparaíso, Páblio Mossoró (MDB). Ambos devem se filiar ao Democratas do governador Ronaldo Caiado. 

Incentivo  

Deputados estaduais que apresentaram projetos proibindo o corte de energia durante a pandemia querem a apressar a tramitação dessas matérias, agora que o STF declarou constitucional lei do Amazonas. 

Na estrada 

Mesmo sem definição de que o PT lançará candidato a governador ou se partirá para aliança, a presidente do partido, Kátia Maria, que entrou na disputa em 2018, começa a viajar pelo Estado. Começou pelo Nordeste. 

CURTAS 

– A executiva estadual, reunida ontem, começa a planejar novos passos para 2022. 

– Em parceria com a Secretaria da Fazenda do Amazonas, a Secretaria da Economia de Goiás desenvolveu sistema inovador para uso no combate à sonegação de impostos.