Coluna

Indiferença do Republicanos pode levar Rogério Cruz a mudar de sigla

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de julho de 2023

A política é uma atividade de risco que requer atenção de quem está no jogo e exige redobrada atenção para não cometer erros. É algo como a brincadeira do “olho no olho, quem piscar perde”. Nesse momento, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), está com os olhos abertos, mantendo um olho nas pesquisas e outro em seu partido. Não pisca nem com a pressão dos vereadores e muito menos com o barulho dos tocadores de bumbo que tentam fazê-lo piscar. Rogério ainda vê a eleição de 2024 relativamente distante, tempo que ele precisa para mostrar os feitos de sua gestão. O seu arco de alianças ainda não está definido e o Republicanos nacional age como Pilatos, lavando as mãos e atirando o prefeito à sanha dos adversários. Por isso mesmo, ouve-se nos bastidores do Paço que não é descartada a mudança de endereço partidário. “Ele [Rogério] não é doido de fazer uma bobagem dessas. Perderia muito, incluindo o apoio da TV Record – leia-se, Igreja Universal –. Além de ficar isolado”, garante uma fonte à Xadrez. O fato concreto é que o prefeito não pode continuar “sentado à beira do caminho à espera do Republicanos”. Se a sigla quiser ter protagonismo em Goiás, precisa urgentemente ‘abraçar’ a reeleição de Rogério Cruz sob pena de naufragar o projeto de ampliação da base municipal no interior.

Comunicação política deficiente

Anunciado com estardalhaço pela mídia, o experiente marqueteiro e presidente do Patriotas, Jorcelino Braga, ainda não conversou com o prefeito para acertar a estratégia de comunicação. A expectativa é que essa reunião aconteça em breve. Enquanto isso, a comunicação política de Rogério Cruz continua ‘fazendo água’.

Continua após a publicidade

Caiado na luta

As discussões sobre o texto da reforma tributária aprovada na Câmara dividem forças antagônicas no Senado, tendo governador, prefeitos e setores empresariais de um lado e os apoiadores do governo Lula do outro. O fato relevante é a discordância sobre a proposta do “conselhão”, o qual o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), discorda.

Muita calma

Pelas contas do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso, a reforma tributária deve ser aprovada no final de novembro. Até lá, governadores, empresários e prefeitos vão botar pressão por mudanças.

Lula em Goiânia

Depois de articular com o agro, garantindo a presença de 300 produtores rurais, o senador Jorge Kajuru conversou com o presidente da Alego, Bruno Peixoto, sobre a recepção ao presidente Lula a partir das 10 horas no dia 28 de julho na sede do Legislativo, em Goiânia.

“Estilo Maciel”

Livro “O estilo Marco Maciel”, do jornalista Magno Martins, de Recife, está pronto para o lançamento no dia 24 de agosto, na sede da Academia Brasileira de Letras. Está previsto também uma noite de autógrafos em Goiânia organizada por Joel Santana, genro de Marco Maciel.

Morrer na prisão

O ex-deputado federal e personagem controverso da República, Roberto Jefferson, de acordo com o jornal Última Hora, “está morrendo na cadeia e foi completamente abandonado por todos que ele ajudou no passado”. Mesmo com esse quadro, Alexandre de Moraes nega prisão domiciliar. (Especial para O Hoje)