Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

Infraestrutura muda Nordeste goiano e amplia agronegócio

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 30 de agosto de 2023

Após décadas de escassos investimentos em infraestrutura como estradas, pontes e regularização fundiária, os 20 municípios do Nordeste goiano entram na rota do desenvolvimento. Com grande potencial turístico, terras cultiváveis e rica em mananciais hídricos, a região não se desenvolvia por falta de estradas vicinais e pontes. Mas essa história mudou a partir do momento em que o governador Ronaldo Caiado (União) determinou que a região iria dar um salto desenvolvimentista. A primeira medida foi delegar ao presidente da Seinfra, Pedro Sales, a missão em prospectar junto às lideranças dos municípios o que era mais urgente. Pontes, estradas e asfalto lideravam os pedidos. Hoje, à frente da Secretaria de Infraestrutura, Pedro Sales contabiliza 29 pontes de concreto construídas com mais de R$ 13,8 milhões investidos, novas estradas abertas e outras mantidas em perfeitas condições de tráfego. Esse salto na infraestrutura da região tornou-se atrativo para novos investimentos, principalmente na pecuária e agricultura. Tanto que especialistas projetam um boom econômico para a próxima década. Onde tem agro forte, tem desenvolvimento e geração de empregos.

Polo de fruticultura

Terras férteis e clima propício podem transformar a Região Nordeste de Goiás no mais novo polo de fruticultura irrigada do Brasil. O Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, coordenado pela Seapa Goiás em parceria com a Embrapa Cerrados e da Codevasf, está adiantado.

Continua após a publicidade

Caiado e Vanderlan

Não passou despercebido o tête-à-tête entre o governador Ronaldo Caiado (União) e o presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD), durante a reunião dos 27 governadores no Senado. Desde a eleição, andavam estremecidos, mas tudo indica que os ressentimentos foram soterrados. A conferir.

Discutir o Brasil

A partir de agora, a direita e conservadores contam com o Instituto Harpia Brasil, com sede em Goiânia e atuação nacional, presidida pelo ex-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, Major Vitor Hugo (PL). Segundo o estatuto, a missão é “discutir, construir e proteger o Brasil que queremos para as próximas gerações”.

Nova Constituição

De acordo com o longo estatuto, “existe claramente um movimento difuso, mas efetivo, pela construção da densidade programática e doutrinária da direita no Brasil”. “Isso tem se consolidado em várias iniciativas Brasil a fora”, diz trecho do documento. Entre as inúmeras propostas, a minuta de uma nova Constituição Federativa.

Ricos, tremei!

Uma das promessas de campanha do presidente Lula era taxar “os ricos”. Ele enviou ao Congresso Medida Provisória que prevê a taxação de 15% a 20% sobre os fundos de rendimento, conhecidos no mercado como os fundos dos “super-ricos”.

Naçoitan na frente

Mais uma vez o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (União), liga o megafone e chama a atenção de seus colegas sobre a penúria dos municípios com os cortes no FPM. Em áudio disparado nos grupos da AGM e FGM nesta terça-feira (29), pede para seguir o exemplo dos colegas no Nordeste, que vão fechar as prefeituras como protesto.

Silêncio da AGM

O presidente da FGM, Haroldo Naves (MDB) foi o único que se manifestou. O da AGM, Carlão da Fox (por enquanto no PSD), entrou em ‘modo avião’ e não atendeu as ligações. (Especial para O Hoje)