Coluna

Investigação da PF de suposta venda de emendas pode chegar a Goiás

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 09 de outubro de 2021

A Polícia Federal e o Ministério Público entram na investigação de indícios de sobrepreço, de R$ 130 milhões, na compra de tratores pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, que estaria dentro do orçamento paralelo. Em audiência na Câmara Federal, o controlador-geral da União, Wagner Rosário, revelou que o órgão, junto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, de suposto esquema de venda de emendas, desse que haja retorno ao autor das mesmas pelos municípios contemplados. Municípios de Goiás teriam sido beneficiados nesse esquema, com parlamentares do Estado e de outros também, em sistema cruzado. 

Ponta do lápis 

Tendo um mãos uma projeção de superávit nas contas do governo para 2022, a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, vai detalhar aos deputados, no dia 13, o relatório do segundo quadrimestre de 2021. Audiência foi agendada pela Comissão de Finanças da Alego. 

Continua após a publicidade

Dianteira   

Enquanto a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, pergunta aos críticos de Jair Bolsonaro – por ter vetado a distribuição gratuita de absorventes – se a prioridade é vacina ou o produto, Ronaldo Caiado já determinou a entrega a jovens carentes e mulheres em vulnerabilidade social. 

Liberado  

Para a alegria dos partidos, o Supremo Tribunal Federal liberou shows em eventos de arrecadação para bancar campanhas eleitorais. Mas os showmícios estão proibidos. 

Bravura  

Já está em vigor alteração na lei que trata de promoções na PM, que traz critérios mais rígidos na concessão do benefício. A solicitação de promoção por ato de bravura deverá ser feita pelo interessado ao Comandante-Geral, no prazo de até 120 (cento e vinte) dias a partir da data do fato. 

Gastos  

O governo definiu, por alteração em decreto, que as normas específicas para o exercício de 2021, dos limites anuais de empenho e pagamento pelos órgãos da administração, indireta e empresas estatais, deve ser aplicado com o Decreto Permanente de Programação e Execução Orçamentária e Financeira do Estado. 

Transição  

De forma inédita, sem deixar nenhuma obra parar, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), presidida por Pedro Sales, promove, neste mês de outubro, a transição dos serviços de manutenção rodoviária para as empresas contratadas, por meio de licitação, para o período de 2021 a 2023. 

De volta 

Quatro anos depois de ser abolido, as eleições de 2022 terão de volta a propaganda partidária gratuita em rádio e TV. A matéria foi aprova na Câmara Federal e segue agora ao Senado. 

Périplo 

Uma semana após o encontro regional do MDB, coordenado por Daniel Vilela, em Porangatu, o senador emedebista Luiz do Carmo, que tenta se viabilizar pela reeleição visitou cidades do norte, em contato com lideranças locais. 

CURTAS 

– Há indicativo de que o relatório do Tribunal de Contas do Estado, das contas do Governo estadual, de 2020, que está na pauta há mais de 20 dias, vai a votação no plenário, na próxima semana.