Coluna

Iris Rezende está na lista de conversas de Lula

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 24 de maio de 2021

Já declaradamente pré-candidato a presidente, nas eleições de 2022, Lula começa a movimentar o tabuleiro em busca de alianças, Brasil afora. E goiá não ficar de fora. O ex-presidente tem em Iris Rezende (MDB) um aliado no Estado, que sempre teceu elogios à ex-presidente Dilma Rousseff. E lembrado que o PT fez parte da coligação dele, em 2010. A exemplo das primeiras conversas, Iris é um dos caciques emedebistas que estão na lista de Lula, assim como José Sarney (Maranhão), Jáder Barbalho (Pará), Renan Calheiros (AL) e Eunício Oliveira (CE). Não está descartada a vinda do petista ao escritório político, em Goiânia. O que impede, por enquanto, é o recrudescimento da pandemia da Covi-19. Daí, a cautela, segundo interlocutores ex-presidente.  

Perdeu terreno  

Nas eleições de 2018, em Goiás, o então candidato Fernando Haddad ficou bem atrás de Jair Bolsonaro, com percentual de votos de 65,52% contra 34,48% do petista, no segundo turno. Ou seja, o PT precisa ganhar terreno.  

Continua após a publicidade

Naufrágio  

Em meio ao xadrez da sucessão de 2022, a ex-primeira-dama Iris de Araújo manda recado direto à direção estadual do MDB. Para ela, “o barco emedebista não pode ficar à deriva, sem uma decisão firma de que o comanda. Risco de começar a fazer água por todos os lados”. 

Mérito 

Pela decisão do STF de permitir a adesão de Goiás ao regime de recuperação fiscal, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) parabenizou a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, e a procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente.

Garantia  

A União arcou com 498,39 milhões em dívidas garantidas de Goiás, no primeiro quadrimestre de 2021. Minas gerais (R$ 1,33 bilhão) e Rio de Janeiro (587,35 milhões) registraram as maiores inadimplências.  

Provocação  

Em suas redes sociais, o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) referenda o passeio de moto que Jair Bolsonaro fez pelas ruas do Rio de Janeiro, no domingo, sem máscara e gerando aglomeração. 

Sem pressão?  

Com o prazo ainda correndo do projeto que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios, o presidente do órgão, Joaquim de Castro, se antecipou e enviou ofício à Alego informando da aposentadoria do conselheiro Nilo Resende, de forma espontânea. Só que Resende resistiu o quanto pôde. 

Jogo de azar 

O relatório do deputado Henrique Arantes (MDB), favorável ao retorno da loteria do estado, está sob pedido de vista do líder do governo Bruno Peixoto, desde fevereiro. A proposta é de autoria de Vinícius Cirqueira (Pros). 

CURTAS 

– Servidores públicos estaduais estão de olho no pagamento da data-base, com a aprovação da adesão de Goiás ao regime de recuperação fiscal. 

– O deputado federal e presidente do PSB em Goiás, Elias Vaz, pediu que a Secretaria de Estado da Saúde multe Jair Bolsonaro, por não teve usado máscara na última visita ao Estado.