Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coluna

Ismael adota discurso político alinhado a Caiado para 2022

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 21 de dezembro de 2021

Virtual candidato a uma cadeira no Congresso e já com apoios declarados de prefeitos e lideranças do interior, Ismael Alexandrino tem ensaiado um discurso de viés político de integral alinhamento com o governador Ronaldo Caiado. “Minha meta principal é auxiliar o governador Ronaldo Caiado com lealdade e dedicação. Não só divulgar os avanços políticos e administrativos que esta gestão teve, mas também planejar novas ações de governo que de fato melhorem a vida do cidadão goiano. Qualquer progresso político que venha além disso será um bônus para a população de Goiás e vamos traçar novos rumos com base nesse direcionamento”, diz o secretário de Saúde.  

Rumo ao MDB? 

Com a disciplina lapidada em seu tempo de Marinha do Brasil e como oficial de inteligência, Ismael Alexandrino sabe que cada passo precisa ser minuciosamente planejado e executado para não ter erros. Tudo indica que ele deve se filiar ao MDB de Daniel Vilela. 

Continua após a publicidade

Adversários 

Os três adversários do prefeito Dione Araújo (DEM), nas eleições de 2020, em Itumbiara – Zé Antônio (Republicanos), Gugu Nader (PSL) e Rogério Rezende (PRTB) – fecharam apoio ao prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) para 2022. 

Bravura  

Vinte e seis deputados subscreveram projeto de lei de Amauri Ribeiro (Patriota) que concede cidadania goiana à capixaba Cinda Mara Alves de Siqueira, a fazendeira que convenceu Wanderson Mota Protácio a se entregar à polícia, após dias fugindo do cerco. 

Avanços  

O prefeito Rogério Cruz lamentou a decisão judicial que suspendeu os trâmites do novo Plano Diretor de Goiânia, e cita como avanço, entre outros, a permissão para criação de novas áreas que vão permitir a implantação de novas indústrias e a consequente geração de emprego e renda em Goiânia. 

Por enquanto  

Como o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ainda não foi convencido por bolsonaristas de Goiás da necessidade de intervenção do diretório estadual, Flávio Canedo, devidamente sustentado pela deputada Magda Mofatto, continua no comando da legenda. 

Cobrança  

Deputados aliados e da oposição, na Alego, cobraram do secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda, explicações sobre a fuga de Wanderson Carvalho, do complexo prisional de Aparecida de Goiânia, a exemplo de Humberto Aidar (MDB) e Adriana Accorsi (PT). 

Carimbado  

Câmara de Goiânia aprova a Lei Orçamentária de 2022 do município, com destinação de R$ 1,9 milhão para cada um dos 35 vereadores, a título de emenda impositiva, para obras em bairros que representam. A estimativa de arrecadação do município é de R$ 6,7 bilhões. 

Revogada  

A lei que estabeleceu prazo para execução administrativa, no âmbito da Secretaria da Economia, em razão da pandemia, será revogada pelo governo, por meio de projeto, porque o governo entende que houve melhora substancial da economia em 2021, em comparação com o de 2020.  

CURTAS 

– Em assembleia extraordinária, a Associação Goiana dos Municípios decidiu pela venda da antiga sede da entidade, no Setor Sul, por se encontrar sem finalidade, conforme reza o seu estatuto.