Coluna

Isolado no PSDB, Talles Barreto deixa liderança da bancada

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 01 de dezembro de 2021

Diante da possibilidade de ser expulso do PSDB, pelo diretório estadual, depois que se aproximou da base aliada na Assembleia Legislativa, o deputado Talles Barreto deixa a liderança da bancada tucana. O último ato dele, como ainda filiado, foi participar das prévias que definiu o governador João Doria (SP) como presidenciável tucano, na disputa contra Eduardo Leite (RS). Com isso, a bancada agora se limita a três membros – Gustavo Sebba, Lêda Borges e Helio de Sousa – já que Francisco Oliveira também vai deixar o PSDB durante o período da janela partidária, em março de 2022, sem risco de perda do mandato. 

Não apoiou 

Da tribuna da Alego, Francisco Oliveira revelou que não apoiou a candidatura de José Eliton (PSDB) ao governo do Estado, em 2018, e que, por questão partidária, não apoiou Ronaldo Caiado (DEM). 

Continua após a publicidade

Presencial  

Sobre o questionamento do deputado Sérgio Bravo (PRTB) em relação às relações hibridas, o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), adiantou que a partir de fevereiro de 2022, as sessões serão todas presenciais, e na nova sede, ao lado do Paço Municipal. 

Iluminação 

Depois de permitir, por meio de decreto, a realização de eventos públicos e privados no Centro Cultural Oscar Niemeyer, como antecipado pela coluna, o governador Ronaldo Caiado enviou decreto legislativo à Alego que permite liberação de recursos para a iluminação natalina no local. 

Bancada 

Com a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal, a direção do partido em Goiás já aposta em três deputados que irão compor a bancada na Asssembleia Legislativa: Delegado Humberto Teófilo, Paulo Trabalho e Major Araújo, todos eles do PSL. 

Partilha  

Projeto de lei do governo que tramita na Alego autoriza concessão do transporte coletivo da região metropolitana sem fracionamento territorial. Quanto à governança da rede de transporte coletivo, o Estado e Goiânia ficam com 42,1% cada, Aparecida com 9,4%, e Senador Canedo com 8,2%. 

Cidadania  

Depois de conquistar o passe do ex-juiz Sérgio Moro, que se filiou ao Podemos para disputar a sucessão de Jair Bolsonaro (PL), a presidente nacional do partido, Renata Abreu, receberá cidadania goianiense. Proposta do vereador e correligionário Ronilson Reis. 

Ofensiva  

Três meses depois do embate com a vereador de Goiânia Lucíula do Recanto (PSD), por conta de ação da Guarda Metropolitana, para apurar maus-tratos a animais, o deputado Amauri Ribeiro (Patriota) voltou a criticá-la, da tribuna da Alego. 

Mutirão duplo  

No mesmo fim de semana que o governo do Estado vai realizar um mutirão em Aparecida de Goiânia, nos dias 3 e 4 de dezembro, o prefeito Gustavo Medanha anunciou o mesmo tipo de serviços, mas em região diferente da cidade. 

CURTAS  

– Prefeitos que se destacaram em ações em defesa do meio ambiente serão premiados durante encontro estadual, no dia 8 de dezembro, em Goiânia, promovido pela Federação Goiana dos Municípios, sobre os desafios e perspectivas para 2022.