Coluna

“Jamil ou Galdino, nenhum deles vence Velomar Rios em Catalão”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de novembro de 2023

O prefeito do estratégico município de Catalão no Sudeste goiano, Adib Elias (sem partido), luta para que seu pupilo, deputado estadual Jamil Calife (PP), ganhe musculatura nas pesquisas. Como liderança política bem avaliada pela população, Adib quer eleger o sucessor no término de sua jornada à frente do Executivo municipal. Para isso, aposta suas fichas em Jamil e não recua, tanto que empacou nas negociações para seu retorno ao MDB. Adib colocou como prioridade ao seu retorno à legenda poder indicar o candidato a prefeito. Acontece que Elder Galdino, amigo e fiel escudeiro do presidente do partido e vice-governador, Daniel Vilela, esbirrou o pé e não recua em ser cabeça de chapa. Naturalmente que o prefeito não aceitou, afinal, por mais amigo que Galdino seja de Daniel, a liderança de Adib em termos de votos e influência na região não se compara à de Galdino, ainda ‘cristão novo na politica’. Diante do impasse, especula-se que Adib caminha para se filiar ao União Brasil de Ronaldo Caiado. No entanto, o impasse sobre a divisão na base caiadista em Catalão permanece. “Nessa queda de braços, tem um problema: nem o deputado Jamil Calife, que é apoiado por Adib, ou muito menos Elder Galdino, do lado de Daniel, conseguem vencer o ex-prefeito Velomar Rios”, resumiu à Xadrez um destacado vereador de Catalão que, por óbvio, pediu anonimato.

Velomar, ponto de convergência

Segundo a fonte da Xadrez, todas as pesquisas apontam Velomar como favorito que, por coincidência, é filiado ao MDB, mas não está descartado ele migrar para outra legenda. No entanto, aliados de Adib dizem acreditar que o prefeito vai negociar uma solução pacificadora entre Velomar e Calife. Até o próximo ano, muita coisa pode mudar na política de Catalão.

Continua após a publicidade

Ibaneis, o precavido

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou um modelo de audiência pública em que, todas as vezes, para receber o Chefe da Polícia Civil ou o comandante geral da PM, tem que ser acompanhado do Secretário de Segurança Pública, Sandro Torres Avelar.

Vanderlan e PO

Os presidentes do PSD do Distrito Federal, Paulo Octávio, e de Goiás, Vanderlan Cardoso, estão afinadíssimos. Nesta quarta-feira (15), ‘PO’, como é conhecido na política, ligou parabenizando Vanderlan pelo aniversário e reforçou as parcerias no Entorno de Brasília.

Iporá 75 anos

Desta sexta-feira (17) até domingo (19), Iporá vai estar em festa pela comemoração dos 75 anos de emancipação política. “Preparamos uma programação variada com shows nos três dias e aberto à população”, conta o prefeito Naçoitan Leite.

Revoada de líderes

Depois das eleições municipais de 2024, começa a revoada de lideranças políticas em busca de novas legendas onde terão maiores chances de serem reeleitos, principalmente deputados federais. De acordo com o zum zum no Congresso, muita gente vai trocar de sigla.

Nelto assediado

Entre os parlamentares goianos, alguns já foram abordados por outras legendas. Entre eles José Nelto (PP). De acordo com um deputado do PP de Brasília que estava numa roda de parlamentares, Nelto foi convidado para se filiar ao MDB, PV, União Brasil e até ao PL. (Especial para O Hoje)