Coluna

Janja e Gleisi disputam quem influencia mais o presidente Lula

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de março de 2023

Se não bastasse o baita desafio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para montar uma base política confiável no Congresso, agora surge mais uma encrenca dentro do PT. A presidente da legenda, Gleisi Hoffmann tem recebido críticas de lideranças do partido por conta de seu protagonismo junto a Lula. Dois episódios recentes corroboram para esta constatação. O primeiro deles foi a interferência de Gleisi sugerindo a Lula demitir o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (UB). Quem ‘salvou’ o ministro da degola foi a primeira-dama, Janja não morre de amores por Gleisi e exerce influência sobre Lula. Ela também é uma poderosa voz dentro do partido que muda decisões. O outro episódio foi o que mais provocou ciúmes entre os aliados petistas: Gleisi confrontou no campo político, a decisão da área econômica em voltar com a cobrança do ICMS dos combustíveis. Se ela tivesse convencido o presidente, seria uma desmoralização para Fernando Haddad que viu na manobra, uma estratégia para ‘queimá-lo’ como um possível presidenciável em 2026. Lula não cedeu aos argumentos de Gleisi e seguiu, mesmo com desgastes políticos, a orientação da área econômica e autorizou a cobrança. A continuar nessa toada, rapidinho Janja e sua turma apeia Gleisi do comando da legenda e ai, será o “Diabo na casa do terço”.

Marcha a Brasília

Desde 1998, quando foi criada, a Marcha a Brasília dos prefeitos brasileiros tornou-se um evento político importante. Afinal, o Brasil real vive nos municípios, mas as decisões que influenciam a vida de todos acontecem quase sempre em Brasília. “Acredito que nos dias 27 a 30 deste mês de março, teremos na XXIV Marcha a Brasília discussões que importantes para o Pacto Federativo, mas a Reforma Tributária será o alvo. A questão da perda de receita dos municípios e estados, principalmente o ISS, será a pauta dominante”, disse à Xadrez o prefeito de Goianira e presidente da AGM, Carlão da Fox (UB).

Continua após a publicidade

ETE Santa Maria

O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL) diz que a licitação para a construção da construção da Estação de esgoto de Santa Maria (ETE), está pronta. O prefeito já assinou o aditivo do contrato de parceria entre o município e a Saneago. A ETE Santa Maria vai beneficiar o município vizinho de Valparaíso. Serão investidos mais de R$ 60 milhões na obra e resgata mais um compromisso do governador Ronaldo Caiado com a região.

Festa sertaneja

Uma das festas mais tradicionais do calendário de eventos de massa em Goiânia, é a ‘Festa da Pecuária’ no Parque de Exposições, setor Nova Vila. Acontece entre os dias 18 a 28 de maio com exposição de animais de raça. Mas o que interessa ao grande público são as atrações do pop sertanejo.

Haja burocracia

Só a partir da última semana do mês de março que o presidente do Republicanos em Goiás, Hildo do Candango terá agenda com lideranças do partido e encontros pelo interior do estado. “Estou cuidando da burocracia junto à justiça eleitoral e só depois poder dedicar totalmente à vida partidária”, disse Hildo.

Pauta positiva

A gestão não para por conta da política e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) leva esta máxima ao ‘pé da letra’. A despeito da divergência com a Câmara de Vereadores, ele nomeou nesta segunda-feira (13), mais 1.324 aprovados no último concurso público. Os servidores serão distribuídos nas Secretarias de Saúde (SMS), Educação (SME), Planejamento e Habitação (Seplanh) e Esporte (Semesp).