Coluna

Joel Sant’Anna entra em cena para evitar ‘racha’ no PP

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 28 de janeiro de 2022

O Progressistas de Goiás comandado por Alexandre Baldy está com um baita desafio: uma parte quer caminhar com a base do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (sem partido) e a outra com a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM). No meio dessa queda de braço, encontra-se o deputado federal Professor Alcides (PP) com o qual o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant’Anna, teve um tête-à-tête na quinta-feira. Joel é irmão de Baldy, portanto credenciado a ‘segurar’ Alcides no partido até a definição da executiva nacional. Se a cúpula liberar o PP para apoiar outro nome que não seja da base bolsonarista, o ‘racha’ por enquanto fica em suspenso.

Mas…

A FGM e a AGM devem produzir hoje Nota Técnica orientando os gestores sobre a questão do reajuste. Ontem o presidente da FGM, Haroldo Naves, esteve em Brasília discutindo no Ministério da Educação, da Economia e na Confederação Nacional de Municípios (CNM). A ideia é pedir contrapartida ao governo federal para as prefeituras.

Continua após a publicidade

Contra a maré

O vereador Lucas Kitão (PSL) divulgou um vídeo nas redes sociais em que atacou o aumento do IPTU e ITU de Goiânia. “Absurdo”, disse o parlamentar que votou contra a atualização, enfiada goela abaixo dos goianienses. “Primeiro, a prefeitura não poderia depender tanto do IPTU; segundo, não deveria passar a conta para o cidadão”, disparou.

Decisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou ontem que a Polícia Federal ouça hoje o depoimento de Jair Bolsonaro no inquérito que apura o vazamento de documentos sigilosos em uma live do presidente.

Bonanza 

Pelo menos 11 siglas vão ter 70% do tempo de propaganda eleitoral, com direito a até 40 inserções nas emissoras de rádios e tevês. A seguir, em ordem, os partidos e a quantidade de parlamentares, respectivamente: PT (55), PSL (52), PP (38), PSD (35), MDB (34), PL (33), PSB (32), DEM (29), PSDB (29), REPUBLICANOS (29), PDT (28). 

Golpe

O prefeito de Crixás, Carlos Seixo (Cidadania) passou o dia de ontem em uma agência do Banco do Brasil buscando uma forma de reaver quase 5 milhões roubados da prefeitura por um estelionatário. O montante correspondia à arrecadação local e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A gerência do banco deu 15 dias para avaliar o caso. 

Palanque 

O ex-deputado Luis Cesar Bueno (PT) é contra a federação, que cria um bloco de partidos mais à esquerda em torno de Lula. “Somos contra por entender que já superamos as cláusulas de barreiras e, ainda, somos o maior partido do Brasil”, justifica. Alckmin na vice: “Sou contra”. Bueno é pré-candidato a deputado estadual. 

Luto

Ronaldo Caiado usou as redes sociais para lamentar a morte da pastora e cantora gospel Ludmila Ferber. O democrata lembrou que a religiosa, que morreu em consequência de um câncer, começou a carreira em Goiânia, na década de 1980, na banda Koinonya. 

Curtas

O presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, não desiste: quer que o deputado federal José Nelto (por enquanto no Podemos) dispute a reeleição por sua sigla.