Coluna

José Mário: “O Sebrae quer ajudar todos que queiram empreender”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de janeiro de 2023

Tornou-se lugar comum dizer que as pequenas e médias empresas são, em sua maioria, a porta de entrada para o primeiro emprego e o empreendedorismo. Essas ‘formiguinhas’ empreendedoras têm uma parcela significativa na geração de riquezas e desenvolvimento social. Dados de outubro de 2022, mostram que micro e pequenas empresas foram responsáveis por 192.463 mil vagas de empregos. A partir desta segunda-feira (2), o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás, deputado federal José Mário Schreiner (MDB) terá como líder do empreendedorismo, “dar suporte aos pequenos e médios empreendedores em Goiás”. José Mário disse que o primeiro passo é continuar o apoio à diretoria executiva, conselho deliberativo e trabalhar em sinergia total com todos os colaboradores. “O Sebrae vai estar em todos os municípios de Goiás e dar apoio a todas as pessoas que buscam empreender. Seja no comércio, indústria, comércio ou individual”, garante. Schreiner ressalta que o “Sebrae tem feito um excelente trabalho e vamos dar continuidade em cumprir a missão de ajudar a quem quer empreender”.

Prefeitos de olho no PAC

Ao anunciar a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despertou “brilho nos olhos dos prefeitos do Entorno”, disse um deles à Xadrez. É que, muitas obras prometidas pelo governo de Dilma Rousseff, eram pelo PAC. “Vamos retomar o Minha Casa Minha Vida e estruturar um novo PAC para gerar empregos na velocidade que o Brasil requer”, disse Lula.

Continua após a publicidade

Impasse no Canedo

O impasse na Câmara de Vereadores de Senador Canedo, tende a se prolongar com a decisão da justiça em manter o atual presidente, Carpegiane Silvestre da Silva (UB) na presidência da Mesa Diretora. Dos 15 vereadores, só quatro estão alinhados com Carpegiane sendo que 11 acompanham o presidente eleito – em caráter excepcional –, Reinaldo Alves dos Santos (PSDB). “A regra democrática é clara: 4 não é maior do que 11, portanto, vencemos”.

Harmonia entre poderes

Reinaldo Alves disse à Xadrez que aguarda a decisão da justiça resolver, em definitivo, a situação do legislativo de Senador Canedo. “O problema é que o atual presidente perdeu a legitimidade já que metade da Mesa Diretora renunciou, assim, os 11 vereadores fizeram uma nova eleição na qual fui escolhido”, relata. Reinaldo acrescenta que agora existe “harmonia entre os poderes em favor da população”.

Lupion e Marussa

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) conta com dois aliados fortes na Frente Parlamentar da Agricultura na Câmara Federal a partir de fevereiro: Pedro Lupion (PP-PR), eleito presidente e na vice, a jovem deputada federal, Marussa Boldrin (MDB).

Padrinho Caiado

Quando era senador, Caiado incentivou o jovem Lupion, empresário do agronegócio a disputar mandato de deputado federal em 2019. Lupion é filho do ex-deputado federal Abelardo Lupion, ex-presidente da FPA, e bisneto do ex-governador do Paraná Moysés Lupion. A FPA reúne mais de 200 deputados federais e desequilibra qualquer votação.

Cooperativismo

Além da abrangência do agronegócio, Marussa tem fortes ligações com o cooperativismo goiano, principalmente na região do Sudoeste. A FPA foi criada para promover debates sobre temas relacionados ao agronegócio brasileiro.