Coluna

Justiça do Trabalho dá ganho de causa a funcionários da Celg

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 02 de outubro de 2021

A Enel Goiás deve ter que arcar com pagamento de diferenças salariais de funcionários da extinta Celg, processo que se arrasta desde 2008. É que o plano de carreira e remuneração prevê que a evolução linear das referenciais salarial deveria obedecer à diferença salarial de 4%. Em decorrência da inobservância desse percentual, o presidente do TRT-18 de Goiás (Justiça do Trabalho) e relator do processo, desembargador Daniel Viana Júnior, decidiu pela uniformização de decisões sobre o direito de funcionários da Celg em relação a diferenças salariais. Ele avalia que se há repetição de lides tratando da mesma questão de direito, a resolução do incidente afasta a controvérsia, norteando o julgamento dessas demandas. 

Sem reajuste 

Em meio à cobrança de servidores de Goiás, de concessão do pagamento da data-base, decisão do Supremo Tribunal Federal, em demanda da cidade de Maringá (PR) joga pá de cal no debate. Lei de 2020 proíbe revisão geral de salários, por conta da pandemia.

Continua após a publicidade

Propaganda 

Com seu nome ventilado para uma eventual disputa ao Senador, por Goiás, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, gravou vídeo e postou em suas redes sociais sobre o contrato de leilão para duplicar a BR-153. 

Patrocínio  

Depois de tentar desmentir o empresário Luciano Hang, sobre pedido de patrocínio, o senador Jorge Kajuru (Podemos) viu circular notícia de que sua equipe esportiva havia procurado o dono das lojas Havan, em busca de R$ 15 mil. 

Pré-campanha 

Uma semana depois de o prefeito Gustavo Mendanha se enveredar pela região Norte do Estado, Daniel Vilela mobiliza a militância do MDB, hoje, em Porangatu, depois de selar aliança com Ronaldo Caiado. 

Rumo ao PP 

Sem diálogo com o Patriota, quem agora está atrás do passe de Jair Bolsonaro é o PP de Alexandre Baldy. O interlocutor é o deputado Ricardo Barros, tesoureiro do partido. 

Chapa forte 

O MDB, que não elegeu nenhum deputado federal nas eleições de 2018, deve contar com o passe do ainda tucano Célio Silveira, que obteve 70 mil votos. As conversações estão avançadas com Daniel Vilela. 

Piso salarial 

Vai impactar nos 246 municípios goianos o reajuste do piso salário de professores, de 31,3%, para 2022. O impacto estimado nas despesas com pessoal deve ser de R$ 28 bilhões, em todo o país, conforme informação repercutida pela Associação Goiana dos Municípios. 

Até dezembro 

O governo vai continuar contando com dispositivo que torna dispensável licitação para a aquisição ou contratação de bens, serviços e obras, com a prorrogação da situação de emergência de saúde pública, até 31 de dezembro de 2021. 

CURTAS 

– Representante de Jataí e região na Alego, o deputado Zé Carapô (DC) defende, por meio de projeto, política de segurança pública rural, a ser bancada pelo Estado, visando combater a violência no campo.