Coluna

Léa Batista Moreira assume MPF no lugar de procurador bolsonarista

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 22 de setembro de 2021

O comando do Ministério Público Federal em Goiás sai das mãos do bolsonarista Ailton Benedito, para dar lugar à nova titular da chefia no Estado, Léa Batista de Oliveira Moreira Lima. Eleita pela comissão eleitoral, Léa Moreira Lima é signatária de uma nota divulgada em 2020, por procuradores da República, em que defendem a independência do MPF e criticam o que classifica de subserviência do procurador-geral da República Augusto Aras. A gota d’água da revolta foi o posicionamento de Aras, contrário à investigação do STF de uma rede de fake news e ameaças a ministros, e que foca apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Na nota da Associação Nacional dos Procuradores da República, que Ailton Benedito não assinou, há a defesa do respeito à lista tríplice. 

Cassação 

Já chegou à Alego processo de notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sobre cassação do mandato do deputado Vinícius Cirqueira (Pros), por captação de gasto ilícito de recursos na campanha de 2018. 

Continua após a publicidade

Desafio  

Sobre assumir, mesmo que temporariamente, a presidência do Ipasgo, o secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, diz reconhecer que a tarefa não será fácil, mas diz que estará focado nesse novo desafio. 

Ao diálogo 

Por considerar que diálogo e justiça social norteiam a construção do novo Código Tributário de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz acatou sugestões de vereadores de sua base de apoio, a exemplo da ampliação do IPTU Social para mais de 51 mil imóveis. 

Reação  

Presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo Patriota) nega que tenha faltado transparência na votação do projeto de resolução que antecipa a eleição da mesa diretora e cria cargos. 

Racha 

Não convidem para a mesma marca a favor de Jair Bolsonaro o ex-candidato a prefeito de Goiânia, Gustavo Gayer, e a vereadora Gabriela Rodart, ambos do DC e bolsonaristas de carteirinha. Os dois romperam relações políticas, e aí abriu canal para críticas mutuas.  

Novo round 

O grupo do presidente do Patriota em Goiás, Jorcelino Braga, ganhou de vez a queda de braço contra o presidente afastado Adilson Barroso. Ontem, em convocação do presidente interino do diretório nacional, Ovasco Resende, ficou definida a destituição definitiva de Barroso. 

Sem obstáculo  

O vereador Lucas Kitão (PSL) não vê dificuldades para uma convergência entre Ronaldo Caiado e o presidente do PSL em Goiás, Delegado Waldir (PSL), que já estão conversando sobre a movimentação que vem da direção nacional do partido e que será seguida, sem grandes dificuldades pelo Diretório Regional e pelo Diretório Metropolitano. 

Não anula 

A um ano das eleições de 2022, a Justiça Eleitoral esclarece uma dúvida que ronda os processos eleitorais, de que votos brancos e nulos anulam eleições. A resposta é não e os dados são considerados apenas para fins estatísticos. 

CURTAS 

– A comporta de uma barragem na zona rural de Goiânia será aberta nesta quarta-feira, pelo governador Ronaldo Caiado e a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.