Coluna

Líder do Governo defende liberação de pesca esportiva

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 12 de maio de 2021

Líder do Governo na Alego, o deputado Bruno Peixoto (MDB) vai levar ao governador Ronaldo Caiado (DEM) pedido para rever o decreto que suspendeu, pelo segundo ano consecutivo, a temporada do Rio Araguaia, mais especificamente em relação à pesca esportiva. Sugeriu reunião com prefeitos de municípios situados às margens do Araguaia, deputados entidades ligadas ao turismo e o governador Ronaldo Caiado, para definir regras que respeitem protocolos para evitar o avanço da pandemia. “Tivermos que tomar uma decisão, via decreto, para mostrar que tem regras e critérios, e a reunião será na próxima semana. Teremos um novo decreto”, adiantou. 

Turismo  

Bruno Peixoto defendeu a flexibilização do decreto, considerando que, na temporada do Araguaia, as praias recebem turistas de toda parte do país e do exterior. 

Continua após a publicidade

Sem aglomeração 

No decreto publicado na segunda-feira, a proibição se estendia para quaisquer atividades que implicassem em aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo, acampamentos, shows e campeonato de pescaria, entre outras. 

Contagem regressiva  

Na primeira sesso ordinária da Alego, depois que o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Nilo Resende, anunciou sua aposentadoria, o assunto não teve repercussão no plenário. O prazo da PEC que extingue o órgão, de dez sessões para apresentação de emendas, está correndo na CCJ. 

Não repercutiu 

O autor da PEC, Henrique Arantes (MDB), abriu a sessão de ontem, mas não se manifestou sobre o caso. Até mesmo na CCJ a aposentadoria de Nilo Resende foi ignorada. 

Ausência  

Por segurança, o presidente da Câmara de Goiânia faltou à sessão de ontem, porque a sua mãe, com quem mora, testou positivo para a Covid-19. Ele vai refazer o teste, já que o primeiro não constatou o coronavírus. 

Sob investigação 

Na reunião de ontem da CPI da Covid, no Senado, foi aprovado pedido para que TCU faça auditoria sobre repasses federais para estados, capitais e grandes cidades, e que solicite informações sobre gastos com pandemia às secretarias estaduais e municipais de saúde.  

Pelo SUS 

Em audiência com o presidente Jair Bolsonaro, junto com deputados da Frente Parlamentar Católica, Francisco Júnior (PSD) pediu a ele que sancionasse lei de sua autoria, aprovada ontem, que disponibiliza terapia ECMO em hospitais de campanha. 

Investigação já 

O vereador Cabo Senna (Patriota) pediu à mesa diretora da Câmara de Goiânia se apresse em instalar a Comissão Especial de Inquérito que irá investigar a Enel Distribuidora de energia. 

Ajuda espiritual 

O deputado federal João Campos (Republicanos) elogiou a Câmara de Goiânia pela aprovação de projeto que torna igrejas e templos como essenciais na pandemia. Ele sempre defendeu essa proposta. 

CURTAS 

– Ao contrário da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, a entidade goiana não cogita sugerir flexibilização para presença de torcedores na final do campeonato. 

– Para o procurador da República Helio telho, é falsa a polêmica do voto impresso, e que isso causa grande desserviço ao país.