Coluna

Líder evangélico convida para ato político em defesa de Bolsonaro

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 31 de agosto de 2021

Influente no cenário político estadual, na década de 1990, o apóstolo César Augusto, fundador da Igreja Apostólica Fonte da Vida, volta à carga, agora, com chamamento ao movimento de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, no dia 7 de setembro. Ele, e mais sete líderes evangélicos, como Silas Malafaia e o ex-senador Magno Malta (PL), e Tomé Abduch, presidente do movimento ‘Nas Ruas’, buscam inflamar os atos no Dia da Independência. “Dia 7, vou estar na Paulista (Avenida de São Paulo), a partir das 14 horas, num ato pacífico, em prol da democracia e do Brasil. Espero você”, conclama César Augusto. Seguidores do apóstolo nas redes sociais dizem que esse tipo de convocação é um enfrentamento às instituições que pode incitar ódio, violência e caos. 

Novo embate 

Em entrevista, nesta segunda-feira, ao ex-deputado Fábio de Sousa, filho de César Augusto, ao sistema de comunicação da Fonte TV, Jair Bolsonaro, mais uma vez, não poupou governadores, a quem chamou de gananciosos, por não reduzirem o ICMS sobre combustíveis. 

Continua após a publicidade

Reação  

A crítica de Bolsonaro levou Ronaldo Caiado a defender o governo, sustentando que há cinco anos a alíquota sobre o ICMS dos combustíveis não é alterada. E que não há como reduzir o tributo, já que Goiás está afogado em dívidas e empréstimos, herança deixada pelo PSDB. 

Calculadora  

Nas contas do ex-governador e atual presidente do PSDB, José Eliton, em valor absoluto, a arrecadação sobre combustíveis é, aproximadamente, 50% maior que a de 2018. 

Por aliança 

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) disse que o partido tem interesse em caminhar com o governador Caiado, em 2022, pelo alinhamento institucional entre a Prefeitura de Goiânia e o Estado. 

Exoneração 

Não tinha como ser diferente. Poucos dias depois de se engajar no movimento de Daniel Vilela, de levar o MDB a compor com o Democrata, Carlos Júnior, presidente do partido, em Goiânia, foi exonerado por Gustavo Mendanha, de quem era assessor especial. 

Fora da lista 

Nenhum dos três senadores de Goiás aparece na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) dos 100 “cabeças” do Congresso Nacional em 2021. 

Ato de bravura 

Em resposta à nota da Associação dos Subtenentes e Sargentos de Goiás, questionando teor da proposta que trata de limitação de promoção por ato de bravura, a coluna reafirma que o projeto é de iniciativa do comando-geral da Polícia Militar, conforme texto que tramita na Alego. 

Na pauta 

Os deputados apreciam na sessão desta terça-feira as contas do governo referentes a 2020, em votação única, que já passaram pelo crivo do Tribunal de Contas dos Municípios. 

CURTAS 

– Presidente do PTB, em Goiás, Eduardo Macedo entra na campanha em defesa da soltura do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, preso em ação da Polícia Federal.