Linha Direta
Musk de olho na Amazônia
O bilionário Elon Musk, dono da Starlink, segue interessado na região Amazônica. Seus satélites já orbitam cada vez mais sobre os Estados da Amazônia Legal e, no 1º semestre, ele chegou a telefonar para diretores da Sercomtel em busca de aproximação.
A operadora já havia vendido as concessões do Norte há meses, mas Musk se colocou à disposição para colaborar em tecnologia de telecomunicações e áreas afins. Segundo fontes da Coluna, o interesse do magnata permanece latente.
Antidepressivos em alta
O consumo de antidepressivos entre adultos em idade reprodutiva cresceu 12,4% nos últimos dois anos, aponta levantamento da Funcional Health Tech.
O estudo avaliou beneficiários do programa Benefício Farmácia, com idade entre 29 e 58 anos. Os antidepressivos já são o 2º medicamento mais usado, atrás apenas dos antibióticos. Já o uso de ansiolíticos caiu 10,6%.
Poder das Bets
Deputados federais se impressionaram com a força das casas de apostas no Brasil. Uma audiência que debateria o bloqueio de sites ilegais foi suspensa após pressão do setor.
Prevista para hoje, a reunião seria conduzida pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. O episódio reforçou a preocupação sobre o poder de articulação política das Bets.
Urânio sumiu
O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) deve comparecer hoje à CREDN para explicar o desaparecimento de urânio da INB.
Silveira confidenciou a assessores que teme o desgaste com a oposição, sobretudo diante da aquisição de minas de níquel por subsidiária chinesa.
Antes dele, já foram convocados os ministros Mauro Vieira, Ricardo Lewandowski e Sidônio Palmeira. Os dois últimos sequer justificaram ausência.
Engenharia em baixa
O curso de Engenharia perdeu espaço nas preferências dos estudantes do ensino médio. Apenas 12% dos 1.150 entrevistados pelo Instituto Locomotiva, a pedido do CIEE, demonstraram interesse.
Isso representa cerca de 2,3 milhões de jovens no País (estimativa com base no PNAD 2024). Para 79% dos estudantes, o principal motivo do desinteresse é a falha na educação básica.
Fusão polêmica
A fusão entre Petz e Cobasi segue sob fogo cruzado e chegou ao Senado, após audiência na Câmara.
A deputada Gisela Simona (União-MT) criticou o risco de monopólio e lembrou as condutas da Cobasi durante a tragédia no RS.
Enquanto isso, o Instituto Caramelo organiza campanha contra a fusão e em defesa do bem-estar animal.