Coluna

Lira e Pacheco no círculo de fogo dos congressistas

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de fevereiro de 2024

Uma boa parcela dos parlamentares no Congresso Nacional, desconfiam que os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) foram convencidos pelo presidente Lula a serem mais cordatos com o Palácio do Planalto. Xadrez conversou com dois deputados federais, um goiano e outro do Distrito Federal que falaram mais ou menos a mesma língua em relação à possibilidade dos dois líderes do Congresso cederem às pautas do governo. Sem contar os bolsonaristas, o clima parlamentar nas duas Casas Legislativas, não será nada ameno a partir desta terça-feira (20), quando retorna às atividades parlamentares. Um dos deputados ouvidos pela Xadrez disse que Lira deve ter percebido que seu poder tende a diminuir, pois em 2024, o eleito será outro. “O Lira sabe que o PT vai dividir sua força e tentar eleger um nome mais afinado com o Palácio do Planalto. Então, a tendência é ser mais próximo do governo e extrair ao máximo de vantagens, pois, assim que for substituído, seu poder fica reduzido no mínimo 50% do que é hoje”, avalia. Os Congressistas não abrem mão da autonomia conquistada com as emendas impositivas e as emendas do relator, pejorativamente chamadas de ‘orçamento secreto’. “Essa independência em relação ao executivo, é o desafio que Lula enfrenta para ter maioria parlamentar”, relata o outro deputado ouvido pela coluna. Deputados e senadores sabem disso e vão manter Pacheco e Lira em um círculo de fogo permanente.

Caiado faz escola sobre segurança

Seguindo os passos do governador Ronaldo Caiado (União) na discussão sobre segurança pública, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), desceu a borduna no governo do presidente Lula sobre a fuga de dois presos numa penitenciária federal de segurança máxima.  “Fugiram ou teve gente que soltou? Ninguém escapa se não for ajudado por alguém de dentro. Isso tem que ser investigado e o Brasil tem que saber. O povo é até humilde, mas não é burro”, diz ele em vídeo.

Continua após a publicidade

PL Mulher Goiânia

Na quinta-feira (22), o PL Mulher de Goiânia, presidido pelo deputado federal e pré-candidato à prefeito da Capital, Gustavo Gayer, deu posse ao núcleo de mulheres da legenda. Está prevista a presença de várias lideranças políticas, entre elas, o presidente da legenda em Goiás, senador Wilder Morais.

PP na estrada

O encontro do PP em Inhumas nesta segunda-feira (19) serviu como ponto de partida para motivar a militância, filiados e lideranças que vão disputar cargos de prefeito e vereadores em 6 de outubro. O presidente da legenda em Goiás, Alexandre Baldy, ficou satisfeito. “Estamos na estrada e os encontros são uma demonstração de que o PP não é só um grande partido, mas sobretudo, uma legenda identificada com os anseios da população goiana”.

Vida que segue

No primeiro dia útil após dois meses afastado da Prefeitura de Iporá, Naçoitan Leite (sem partido), teve um dia cheio, segundo assessores. “O prefeito pediu um balanço dos projetos que ficaram parados e também sobre as prioridades da gestão a partir de agora”. No campo politico, reuniu à noite com os vereadores para saber quais são as demandas mais urgentes da população.

Esquerda Rio Verde

Em entrevista ao programa ‘Turma Boa’, comandado pelo jornalista Bruno Marques, a pré-candidata da federação PT, PCdoB e Partido Verde no município, Lunara Lucas disse que o ideal era que a chapa tivesse duas mulheres, mas o nome do PT, Gabriel Kalil prefere disputar vaga de vereador.