Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Coluna

Lira indica Marussa para relatar projeto do ‘mercado de carbono’

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 24 de novembro de 2023

Enquanto em Rio Verde, seu principal reduto eleitoral, a deputada federal Marussa Boldrin (MDB), sofre constantes ataques dos ‘guerrilheiros digitais”, na Câmara Federal seu trabalho é reconhecido por seus eleitores e principalmente, pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Nesta quarta-feira (22), ela foi indicada para a relatoria do Paten, um dos projetos mais importantes para o País que engloba a “pauta verde”. São cinco projetos: a regulamentação do mercado de carbono, o “combustível do futuro”, Programa de Aceleração de Transição Energética (Paten) — que Marussa é a relatora — e os marcos legais das usinas eólicas offshore e da exploração do hidrogênio de baixo carbono. O presidente da Câmara tem pressa na aprovação, pois a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ocorrerá entre os dias 30 novembro e 12 de dezembro. A participação de Lira está prevista para os dias 4 a 10 de dezembro. Dos cinco projetos, o Paten é o mais importante e Maruusa já começou a trabalhar. Outro também que corre contra o relógio, é o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator do “combustível do futuro”.

MDB “do Paulo” X Marussa

A questão de Rio Verde é simples: o pessoal alinhado com o prefeito Paulo do Vale (UB), a presidente do diretório municipal do MDB,  deputada federal Marussa Boldrin por ainda não ter declarado apoio ao candidato do prefeito. Acontece que não se sabe ao certo quem é esse candidato. Marussa tem dito que está disposta ao diálogo, mas reclama que eles dão a entender que estão  interessados apenas em seu apoio incondicional ao grupo. Por conta desse impasse, os guerrilheiros digitais aproveitam para atacá-la nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Chapéu alheio

A deputada federal, Lêda Borges (PSDB) divulgou um vídeo nas redes sociais em que insinua ser uma vitória sua a construção em frente a ‘Etapa A’ na BR-040. Tem algo errado. O pai dessa luta é o prefeito Pábio Mossoró (MDB) que há meses já havia anunciado a obra, inclusive publicado o edital de licitação.

Resposta de Pábio

Assim que divulgou o vídeo, o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, esclareceu a verdade: “A senhora foi a três ministérios, na ANTT e na Via 040 tentar convencer que o viaduto seria inviável devido à construção do BRT Santa Maria a Luziânia. Agora, após nosso trabalho junto ao Governo Federal, ANTT e a ordem de serviço pronta para iniciar a obra, a senhora quer os méritos? Por favor, deputada, não atrapalhe Valparaíso”.

‘Deputados Aqui’

Dando continuidade ao programa “Deputados Aqui”, da Alego, a ação acontece em Valparaíso de Goiás e a deputada pelo município e região, Zeli Fritsche (UB) será a anfitriã neste sábado (25), no Céu Azul. Serão oferecidos serviços médicos em várias especialidades, odontológico, teste de glicemia e vacinação contra Covid.

Joel prefeito?

Pode surgir mais um pré-candidato a prefeito de Goiânia. Trata-se do secretário de Indústria e Comércio de Goiás e do PP goiano, Joel Santana. Pelo menos foi esse o desafio que o apresentador do programa, Show da Manhã, da Jovem Pan, ao jornalista Rosenwal Ferreira lançou no ar.

“Se eu tiver apoio…”

De acordo com o Resenwal, Joel desconversou, mas acabou admitindo que se tiver apoio de outros partidos, é possível uma candidatura. Até as convenções no ano que vem, muita água vai rolar, arrematou enigmático”. Por enquanto o PP ainda continua na base do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos).