Coluna

Lissauer adia votação para terça-feira e irrita governistas

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 18 de novembro de 2022

Presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD) frustrou os planos do governador Ronaldo Caiado (UB) em  viajar no fim de semana para a Europa, adiando para terça-feira (22), a segunda votação definitiva do projeto que institui o Fundeinfra. Havia uma expectativa de Caiado em encerrar a queda de braço com o legislativo ainda nesta sexta-feira (19), porém, Lissauer convocou a sessão extraordinária pautando para a terça-feira (22) a nova votação. De acordo como líder do governo, Bruno Peixoto (UB), o acordo foi quebrado pelo presidente da Alego. Para ele, muitos deputados já programaram viagens e o governo corre risco de perder votos. Para complicar a votação, a sessão híbrida, ou seja, presencial e por vídeo conferência remota, preocupa o líder Bruno. O comparecimento em plenário dos deputados da base pode reduzir ainda mais a margem de segurança dos votos necessários para aprovar o projeto.  Na primeira votação o placar foi de 22 X 16, muito apertado. Para ter maior segurança, o governador convidou os aliados que votam com o governo para um almoço em palácio. Caiado quer reforçar o pedido de empenho dos deputados na aprovação do Fundeinfra. A maioria dos governistas desconfiam que a manobra divisionista de Lissauer tem tudo a ver com seu projeto para disputar a Prefeitura de Rio Verde em 2024. Nos bastidores da Alego circulou comentários dando como certo a compra de votos dos deputados contrários feita pelos produtores. O fato é que este projeto é de sua importância para o governo que chegou a acionar o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes que gravou um vídeo explicando sobre o quanto ajudou a infraestrutura de seu estado. Até o presidente da Goinfra, Pedro Sales foi mobilizado para explicar em detalhes o projeto para os deputados.

 ‘Não me deixem só’

Na passagem por Israel, Rogério Cruz teve conversa com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira sobre o futuro político em 2024. Segundo uma fonte da coluna, Cruz quer um maior apoio do partido à sua gestão, principalmente se tiver que disputar a reeleição. Discutiram também sobre o cenário com o governo Lula e a posição do Republicanos em ser independente.

Continua após a publicidade

Clécio venceu, mas…

… vai continuar sendo execrado pelos empresários que tem comércio na – por enquanto – Avenida Castelo Branco. O abacaxi cai novamente no colo do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz para vetar ou sancionar a lei que muda o nome da Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado.

Pedro Sales esclarece

O discreto presidente da Goinfra e Agehab, Pedro Sales foi escalado pelo governador Ronaldo Caiado para explicar aos deputados e produtores do agro, sobre o polêmico projeto que cria o Fundeinfra. Ele mostrou-se um hábil político ao esclarecer na Alego, as dúvidas dos deputados e reforçou que será investido em obras importantes como pavimentação de rodovias e construção de pontes.

Cotados paro o MAPA

Entre os participantes do grupo escalado para tratar dos temas relacionados à agricultura durante a transição, três nomes se destacam e que podem virar ministros, tanto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ou em outras áreas ligadas ao agro. São eles: senadores Carlos Fávaro (PSD- MT), Kátia Abreu (PP-TO) e Neri Geller.

Doyle na transição

O jornalista e professor aposentado da UnB, Hélio Doyle faz parte da equipe de transição do futuro governo Lula. Doyle é um dos profissionais mais experientes em comunicação e política. Exerceu vários cargos nos governos de Cristóvão Buarque, Joaquim Roriz e de Rodrigo Rollemberg. Recentemente coordenou a campanha política de Leandro Grass (PV).