Coluna

Lissauer deixa um legado na Alego e avalia cenários futuros

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de janeiro de 2023

Ao deslocar para Rio Verde na quarta-feira (25) a Alego no projeto itinerante do legislativo, para receber o título de cidadão goiano, o deputado estadual Lissauer Vieira (PSD), sinalizou às lideranças do Sudoeste que encerra o mandato, mas não deixa o protagonismo político. Na festa de homenagem que reuniu várias lideranças do Sudoeste, incluindo do Entorno de Brasília, o presidente da Alego reafirmou o que tem repetido nos últimos meses: vai cuidar dos negócios e dedicar à família. No entanto, sublinhou que vai continuar “contribuindo com o estado e minha cidade [Rio Verde], independente de ocupar cargos ou disputar eleições”. A frase foi interpretada no meio político como um “até breve” e que, por enquanto, não faz parte de seus planos – caso seja convidado –, assumir cargo público. À Xadrez disse que “não pensou nada sobre o seu futuro na política”.  Mas, como em política não existe porta de saída, pode ser uma senha aos mais atentos que “lá na frente vou avaliar os cenários e as condições políticas”, disse. Também foram homenageados com título de cidadão goiano, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale e o reitor da Universidade de Rio Verde (UniRV), Alberto Barella.

Lucas do Vale, o herdeiro

Ao agradecer o título de cidadão goiano na quarta-feira (25), o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale aproveitou o momento em que se encontrava várias lideranças políticas e empresarias, principalmente do agronegócio, para dizer que seu filho, deputado estadual eleito com quase 56 mil votos, Paulo do Vale (MDB) é seu herdeiro político. Paulo enumerou que o bisavô do jovem médico e agora deputado, foi uma liderança política em Rio Verde, o avô e agora o pai, prefeitos. “Lucas vai representar Rio Verde e seu legado muito bem na Alego”.

Continua após a publicidade

Karlos Cabral

Outro que falou na homenagem a Lissauer Vieira foi seu colega na Alego, Karlos Cabral (PSB). O deputado disse que é candidatíssimo a prefeito em 2024 e pode ter amigos como Lissauer do outro lado da trincheira política.

Marussa também

Não é descartado a possibilidade da jovem deputada federal também de Rio Verde, Marussa Boldrin (MDB) entrar na corria pela prefeitura em 2024. Marussa por enquanto não fez declarações públicas sobre o assunto, mas seus apoiadores vão pressioná-la.

Trair e coçar…
… é só começar, diz o ditado popular que cabe muito bem no Salão Azul do Senado. Nem o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD) tem a simpatia de Lula, confia na conta dos votos declarados a ele. Por sua vez, o concorrente Rogério Marinho (PL) também não confia na matemática dos colegas. Para complicar, o senador Eduardo Girão (Podemos), disse que não desiste. Briga boa.

De olho em 2026

A estreia do vice-governador Daniel Vilela (MDB) neste primeiro mês do mandato, sinaliza que ele não será apenas um coadjuvante administrativo e político. Ele dá mostras que seu projeto em 2026 já começou e vai ampliar sua base de apoio, principalmente junto aos prefeitos.