Coluna

Lissauer e Glaustin da Fokus costuram aliança em Rio Verde

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de dezembro de 2023

A disputa eleitoral pela Prefeitura de Rio Verde em 2024 adiciona mais um ingrediente novo: o ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito do município, Lissauer Vieira (PL), tem mantido conversas com o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos). Esse alinhamento tem como meta aglutinar lideranças de direita que estão em outros partidos. As duas legendas, além de afinidades ideológicas no campo conservador e de direita, representam o agro e o segmento evangélico. Por conta dessa aproximação, alguns líderes, como o vereador Paulo Humberto Mendonça de Souza Duarte (PSB), mais conhecido como Paulo do Casamento devido à sua atividade em ajudar nos casamentos comunitários, caminham para o Podemos. Com um perfil conservador, Paulo Casamento se vê numa encruzilhada ideológica, por isso deixa de apoiar a pré-candidatura a prefeito de Karlos Cabral (PSB). Paulo será um desfalque na candidatura de Karlos, mas “a vida política e o projeto de Cabral seguem firmes”, avalia um assessor do deputado na Alego. Aliados de Karlos Cabral dizem que ele é muito democrático e que sempre manteve em sua assessoria conservadores e bolsonaristas sem qualquer tipo de cobrança ideológica e, sim, profissional. Só que agora, com Lula presidente, a polarização entre bolsonaristas e o lulopetismo ampliou a divisão entre os brasileiros. Por conta desse acirramento, Lissauer e Glaustin podem unir forças em Rio Verde e atrair outras lideranças identificadas com o conservadorismo e a direita.

Karlos Cabral entre os leões

O deputado Karlos Cabral (PSB) é um paladino que trafega entre a direita e os leões que dominam a política regional há décadas. Mas, por conta do boom do agro, uma nova classe média urbanizada floresceu e busca na esquerda mais qualidade de vida proporcionada pela riqueza de Rio Verde. É nesse terreno que Kabral ara mentes e corações para sua pré-campanha a prefeito.

Continua após a publicidade

Um pé no barranco…

Vereador licenciado e secretário de Assistência Social de Valparaíso, José Antônio (MDB), enquanto aguarda uma definição sobre quem será candidato na base do prefeito Pábio Mossoró (MDB), paralelamente mantém estreitas conversas com a oposição comandada pela deputada federal Lêda Borges (PSDB). “Não posso ficar indefinidamente aguardando o prefeito decidir por um nome”, disse ele à Xadrez.

… outro na canoa

Zé Antônio (nome político) disse que hoje está mais próximo do grupo do PL do que na base de Pábio. “A deputada Lêda só será candidata se a deputada estadual Zeli Fritsche (UB) vier a disputar. Não sendo a Lêda, minhas chances de ser cabeça de chapa no PL são maiores do que no MDB do Pábio.”

Caiado parabeniza

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Formosa, Edmundo Nunes Dourado, conhecido politicamente como Mundim (Podemos), recebeu do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), uma ligação parabenizando pela vitória.

Brasil prefeito

A vitória de Mundim para presidente da Câmara de Vereadores de Formosa dá mais musculatura às alianças políticas que o empresário rural e urbano Brasil Júnior (sem partido) costura para sua pré-candidatura a prefeito em 2024. No almoço da vitória, Mundim declarou que seu candidato a prefeito é Brasil Junior. (Especial para O Hoje)