Coluna

Lissauer ganha musculatura política ao unir oposição a Paulo do Vale

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 09 de maio de 2023

Cumprindo seu segundo mandato, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB), não pode candidatar-se novamente, portanto, busca alguém de sua confiança e que tenha capital político suficiente para barrar os adversários. Um desses fortes postulantes é o ex-deputado estadual e ex-presidente da Alego, Lissauer Vieira. Discretamente, esse moderno empresário rural e urbano, antenado com o mundo contemporâneo, articula com outras lideranças o apoio de um grupo forte de oposição ao prefeito e seu candidato. Na eleição passada, Lissauer trabalhou para a vitória de Paulo do Vale, portanto, seria natural receber a gentileza e ser apoiado pelo prefeito. Mas em política as nuvens mudam de formas e de lugar com a força dos ventos. O aliado de hoje pode ser o adversário de amanhã e Lissauer percebeu isso. Assim, tenta costurar uma aliança com o MDB de Daniel Vilela e de outras lideranças e partidos que não rezam na cartilha do prefeito Paulo do Vale. Lissauer é diplomático, moderno e exercita o diálogo como instrumento político, mas sempre diz aos interlocutores que não vai entrar em uma aventura. Seu projeto é dar um novo ar de contemporaneidade a Rio Verde e não só o “mote capital do agronegócio”. O município é uma referência nacional e precisa ter um protagonismo político permanente, não só em festividades e colheitas recordes.

Cerco ao MST

A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) assinou dois requerimentos de urgência para votação de projetos que defendem os proprietários de imóveis rurais de invasões. O primeiro deles é referente à urgência do Projeto de Lei 8262/2017, que trata sobre a retirada de invasores de terra. Já o segundo é a urgência do Projeto de Lei 149/03, que tipifica invasões de terra como terrorismo.

Continua após a publicidade

Presídio Novo Gama

Numa ação político-administrativa do governador Ronaldo Caiado, do secretário da Seinfra, Pedro Sales, e do prefeito Carlinhos do Mangão, o presídio municipal de Novo Gama retoma a construção depois de 8 anos paralisado. “Esta obra vai desafogar o sistema prisional e dar mais tranquilidade aos moradores do centro, onde se encontra o atual presídio”, diz Mangão.

Combate ao crime

O novo presídio terá capacidade para até 300 presos, de acordo com Pedro Sales. “Será construído com recursos do Tesouro Estadual ao custo de R$ 18 milhões e é mais um compromisso do governador no combate à criminalidade.”

Aliados presentes

Carlinhos do Mangão e Pedro Sales foram acompanhados pela secretária do Entorno, Maria Caroline Fleury, o líder do governo Caiado, deputado estadual Wilde Cambão, vereadores e lideranças de Novo Gama.

Tempo de colher

Há cerca de dois meses o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, celebrou parceria com o governador Ronaldo Caiado, que foi representado pelo vice-governador Daniel Vilela.

Daniel e Pellozo

O governador em exercício, Daniel Vilela, cumpriu agenda administrativa em Senador Canedo para anunciar o início da duplicação da GO-101, ligando o Jardim das Oliveiras ao povoado do Batata. Essa ação foi acertada há dois meses entre o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Canedo, Fernando Pellozo. (Especial para O Hoje)