Coluna

Lobby dos condomínios horizontais tenta travar Código Tributário

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 24 de setembro de 2021

Durante a audiência pública, realizada ontem na Câmara de Goiânia, ficou evidente a movimentação de representantes de condomínios horizontais para tentar modificar o texto do novo Código Tributário, que o prefeito Rogério Cruz enviou à Casa. Quem mora nesses condomínios vai ter de pagar o IPTU pelo valor venal do imóvel e não mais por zona fiscal, fator tem penalizado bairros da periferia localizados nessa mesma faixa residencial. Sem reconhecer que ao menos 325 mil imóveis terão redução, por ser de menor valor de mercado, o promotor de Justiça Fernando Krebs saiu em defesa justamente das residências mais caras, dizendo que o aumento do tributo chegará a até 400%. Em seguida, teve a palavra cortada pelo presidente da Comissão Mista, Cabo Senna (Patriota), na presença de síndicos.  

Sem punição 

Bolsonarista, a vereadora Gabriela Rodart (DC) desafiou a mesa diretora da Câmara de Goiânia, ao não usar máscara durante a sessão de ontem.  Sequer foi advertida pela desobediência, já que o equipamento é obrigatório nas dependências da Casa. 

Continua após a publicidade

Mamata  

Da tribuna da Câmara de Goiânia, o vereador Leandro Sena (Republicanos), prometeu acabar com o que ele classificou como mamata dos cartórios de protesto, pelo alto custo do serviço a quem tem poucas condições financeiras. 

Peso político 

Depois do encontro, em Brasília, do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, com Daniel Vilela, a expectativa é de que ele participe do ato de aliança do partido com o Democratas de Ronaldo Caiado, hoje em Goiânia. A meta é lotar com caravanas do interior o parque de exposição. 

Fora do MDB 

Reforçando que a decisão de Daniel Vilela foi precipitada, em compor com o governo, o prefeito de Aparecida de Goiânia vai deixar o partido na próxima semana. Só não adianta a qual partido vai se filiar para uma eventual candidatura ao governo, em 2022.

Na berlinda  

No embate entre governistas e a oposição, na Alego, sobre o Ipasgo, o deputado Henrique Arantes (MDB) tentou encerrar a discussão dizendo que não é usuário do instituto, porque o atendimento não é bom, e que Ismael Alexandrino é a última esperança para recuperação do órgão.  

Colheita  

As sucessivas viagens a Brasília, do prefeito Rogério Cruz, em busca de recursos e programas para Goiânia, foram destacadas pelo secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Santos. “Essa é a diferença de quem vai a Brasília para resolver problemas. 

Pela reeleição 

Eleito prefeito de Valparaiso pelo MDB, mas alinhado ao governo Caiado, o Pábio Mossoró declara apoio à reeleição do deputado federal Célio Silveira, que deve trocar o PSDB pelo Democratas. 

Isenção  

O vereador Ronilson Reis (Podemos) quer um acordo com Sabrina Garcêz (PSD), para incluir no relatório do Código Tributário a isenção do IPTU de templos religiosos alugados, estacionamento e casas de sacerdotes alugadas bancadas por igrejas. 

CURTAS 

– O Fórum Goiano de Habitação enviou ofício à Secretaria Nacional de Habitação solicitando a regulamentação dos casos em que há a possibilidade de ressarcimento dos investimentos das empreendedoras na conexão de redes de água e esgoto.