Coluna

Lúcia Vânia propõe “mini BNDES” para região Centro-Oeste

Publicado por: Fabianne Salazar | Postado em: 08 de setembro de 2018

A senadora e candidata à reeleição, Lúcia Vânia (PSB), critica a atual forma do governo federal de incentivar segmentos do setor produtivo no país e defende que os recursos devem passar a ser distribuídos com mais critérios por meio de novas instituições financeiras. “Grande parte do orçamento da união para subsídios. Isso é importante para atrair e ajudar empresas em um primeiro momento, mas não podem ser eternos e durar a vida inteira, e nem serem generalizados. A sociedade inteira paga pelo subsídio. Muitas empresas usufruem disso, mas não dão nada em troca. Isso tem que acabar”, critica a senadora. Ela ainda aponta que esse tipo de gasto tem como resultado aumento da carga tributária no país, assim como os juros no mercado sejam mais altos. Como proposta, Lúcia aponta que “é preciso buscar um fundo de desenvolvimento regional, como já temos o FCO e o FDCO, que somam R$ 27 bilhões. Precisamos ter um banco de desenvolvimento com esse recurso. Seria um mini BNDES para fomentar as atividades”, defende. 

Reformas

Continua após a publicidade

Lúcia Vânia propõe, depois de 16 anos no Senado, reformas nos sistemas eleitoral e partidário. Segundo ela, o processo atual é “anacrônico e corrupto” e “não representa a sociedade atual”. 

Mudar o que?

A senadora defende a instituição de novas regras para reduzir a quantidade de partidos políticos no Brasil (hoje são 35 oficializados) e a instituição da eleição distrital  para deputados e vereadores, com voto facultativo.  

Inflação

Goiânia teve a maior inflação entre as capitais brasileiras pesquisadas pelo IBGE para o cálculo do IPCA em agosto. O custo de vida na capital subiu, em média, 0,3% no mês passado, puxado por uma alta de 4,24% da energia elétrica residencial. 

Comparação

A inflação da capital foi a maior para o período desde agosto de 2014. O índice mensal ficou bem acima da variação nacional, que ficou negativa em 0,09% no mês passado. A alta da energia fez o grupo de habitação registrar aumento de 1,22% em agosto. 

Debate

Depois do cancelamento do debate da Fonte TV, os candidatos ao governo de Goiás têm encontro marcado na Sala do Conselho Seccional da OAB. Agenda desta segunda-feira (10), entre 8h e 10h.

Sequência

O debate é uma parceria da seccional com a TV Goiânia e Rádio Bons Ventos. Dois dias depois, na quarta-feira (12), o confronto se dará na Rádio Sagres 730, com mediação deste colunista, a partir das 8h.

Atendimento

A Prefeitura de Goiânia convocou mais 1531 aprovados no último concurso público para atuar no quadro da Secretaria Municipal de Educação. A chamada reforça o quadro de professores e administrativos.

Ao trabalho

Os cargos contemplados nesta chamada atendem ao magistério, com 43 novos profissionais nas áreas de Artes Visuais, Música, Intérprete de Libras, Ciências, Matemática e Inglês. Foram chamados ainda 625 auxiliares. 

Daniel recebe Meirelles

Depois de intensificar as críticas contra adversários nas propagandas de Rádio e TV, o candidato ao governo estadual, Daniel Vilela (MDB), realiza ações de campanha com o presidenciável de seu partido, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O goiano de Anápolis passa este sábado em Goiás. Faz carreata em Aparecida de Goiânia com Daniel, além dos prefeitos Iris Rezende e Gustavo Mendanha. Depois terá almoço com lideranças políticas na casa do candidato a senador Vanderlan Cardoso (PP) e, na sequência fará encontro com candidatos a deputado pelo PHS. A última agenda do candidato a presidente é a Missa no Santuário Basílica Pai Eterno, com Padre Robson de Oliveira, em Trindade. Meirelles mantêm agenda depois de se solidarizar com o adversário na corrida presidencial, o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que sofreu atentado com facada nesta semana. “Lamento todo e qualquer tipo de violência. O Brasil precisa encontrar o equilíbrio e o caminho da paz. Desejo o pronto restabelecimento do candidato Bolsonaro”, disse.  

curtas 

Regional  – O governador José Eliton movimentou Uruaçu, depois de visita a Escola Estadual Filomeno Luiz de Franca (Quilombola), a primeira da cidade no IDEB.

Possível – Michel Temer considera editar medida provisória para retirar o Museu Nacional da alçada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Critérios – Empresários e banqueiros demonstraram preocupação com a gestão da entidade e podem compor fundos para a reconstrução e manutenção do museu.