O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024

Lula chama Ibaneis de “golpista” e resgata a era Roriz MDB X PT

O episódio em que o presidente Lula rotula o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de “golpista” e que havia feito pacto com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) para perpetrar um golpe de Estado, já foi devidamente respondido pelo governador Ibaneis. O que chama a atenção é o desdobramento da polarização direita X […]

O episódio em que o presidente Lula rotula o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de “golpista” e que havia feito pacto com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) para perpetrar um golpe de Estado, já foi devidamente respondido pelo governador Ibaneis. O que chama a atenção é o desdobramento da polarização direita X esquerda que estava restrita às narrativas de Lula e Bolsonaro. Lula despertou na esquerda e, em particular no PT, a velha fórmula que faz parte da “bíblia da esquerda” em criar um adversário para manter-se no palanque. A partir da ‘senha’ emitida por Lula, o PT do Distrito Federal deve resgatar o passado áureo do protagonismo político sustentado por uma narrativa predadora contra os governos de Joaquim Roriz (1936-2018), à época, líder do MDB. Duas décadas depois, o PT brasiliense tenta se firmar, mas, sem um sparring político para viabilizar e dizer que tem a solução para os problemas que a população enfrenta, não tem ressonância. Numa rápida pesquisa, percebe-se a decadência do PT do DF a partir do momento em que o MDB passou de adversário a aliado. Rolou ladeira abaixo ao ponto de (pasmem!) ficar a reboque de legendas sem tradição de lutas eleitorais no DF. Portanto, para mostrar que está vivo, o governador Ibaneis Rocha será o alvo na desconstrução de seu governo. Afinal, não se cria narrativas na esquerda sem um adversário a ser combatido.

Fim do marasmo político no DF

Desde a vitória do brasiliense Ibaneis Rocha (MDB) em 2018 que a política do Distrito Federal entrou em banho-maria, salvo uma outra refrega entre figuras do Legislativo. Sem um debate e uma oposição propositiva, todos os agentes públicos foram para a zona de conforto. Para piorar, não existe eleição municipal, mas, a partir de agora, entra na fase de polarização entre o MDB e o PT.

Divisa ideológica

Caso o PT consiga se firmar como uma alternativa viável na disputa pelo Governo do Distrito Federal em 2026, a direita tende a se aglutinar em torno de Ibaneis e a esquerda, liderada pelo PT, formar um bloco mais orgânico.

Lista negra do Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) divulgou a relação dos municípios de Goiás que estão inabilitados para receber a complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) em 2024. São 146 municipios goianos na lista negra do Fundeb.

Rio Verde também

De acordo com a lista do Fundeb, o rico município de Rio Verde “não apresentou redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais” e fica fora da complementação educacional. Esta falha vai ser um prato cheio para a oposição fustigar o candidato do prefeito Paulo do Vale.

Professora Edna

Ex-vereadora e ex-prefeita de Luziânia, Professora Edna Santos analisa junto a aliados e apoiadores convites para disputar a Prefeitura de Luziânia ou buscar uma vaga na Câmara de Vereadores. À Xadrez, Edna disse que ainda definiu seu futuro político, mas garantiu que vai estar na eleição do dia 6 de outubro.

Alternativas do PSD

Com a demora do senador Vanderlan Cardoso em confirmar pré-candidatura a prefeito de Goiânia, o PSD tem outros nomes citados nos bastidores da sigla para a Capital em 2026. O presidente da Codego e ex-deputado federal, Francisco Jr, o deputado federal da legenda, Ismael Alexandrino, e o vereador Lucas Kitão. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também