Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Lula enquadra diretórios e o PT de Goiás está na mira

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 23 de junho de 2022

Não é novidade dizer que o Partido dos Trabalhadores sempre quer ser cabeça de chapa quando faz alianças com outras legendas, mas agora, os diretórios regionais estão sendo atropelados pelo pré-candidato a presidente, Luiz Lula da Silva. Depois da resolução da direção nacional do partido que definiu em 24 de março deste ano, que a última palavra seria da cúpula partidária e não somente dos diretórios regionais, Lula tem sido o árbitro aplainando os atritos. Ele disse à direção que só toparia ser candidato se pudesse ter liberdade em escolher os aliados. De fato, Lula democraticamente aceitava as decisões regionais, mesmo a contragosto. A escolha de Geraldo Alckmin (PSB) para seu vice é um exemplo: não adiantou espernear, prevaleceu sua estratégia. Tem sido assim em todos os estados. Recentemente mandou recado ao PT do Distrito Federal que se engalfinhava com os aliados PV e PCdoB e resolveu a rusga. O próximo diretório ‘rebelde’ que pode receber um puxão de orelhas de Lula pode ser o de Goiás. A resistência em ter o PSB e PSDB como aliados é uma decisão de Lula. 

Na rua

Sorridente, a vereadora Gabriela Rodart (PTB) postou fotografia  em cima de um remendo no asfalto de uma das vias do Jardim Nova Esperança. “Tem buraco na sua rua? Manda pra gente”, escreveu na postagem.

Continua após a publicidade

Apoio

José Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina, vem a Goiânia nesta quinta-feira (23) para declarar apoio ao deputado federal Dr.Zacharias Calil (UB) para senador. O intuito é reforçar a bancada da medicina e saúde no Congresso Nacional. O encontro vai ser no Cremego, no setor Bueno. 

De olho em Damares …

Em Brasília, os buchichos da vez contam que o governador Ibaneis Rocha (MDB) mira a candidatura da ex-ministra da Mulher, Damares Alves (Republicanos). Ibaneis sinaliza para Jair Bolsonaro (PL) que vai apoiá-lo, se possível, ainda no primeiro turno. A senha desta aproximação são as conversas entre os estrategistas de Ibaneis e do Republicanos.

… outro em Flávia Arruda

Como em político o tempo é senhor absoluto dos resultados, Ibaneis não desgruda o olho da ex-ministra da Casa Civil de Bolsonaro, Flávia Arruda (PL). De acordo com pesquisas, ela lidera a corrida para o Senado, mas bolsonaristas pressionam para que ela seja ungida candidata única da base de apoio do presidente. A conferir.

Por outro lado…

Ainda sobre os bolsonaristas: nem um pio dos “amigos” goianos do presidente Jair Bolsonaro após a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro da Educação – amigo de primeira ordem da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Igreja de Goiânia

E, para variar, uma das estrelas do movimento pentecostal das Assembleias de Deus, o pastor Gilmar Santos, também foi preso. Outro líder religioso, Arilton Moura, também foi alvo da operação “Acesso Pago” da PF.

Desabafo enlutado

“Quantos mais ‘Brunos’ e ‘Doms’ precisarão morrer? Não estamos pedindo nada demais, só queremos ter acesso a todas as garantias constitucionais”, disse Eliesio Marubo, voz importante da Univaja, órgão que substituiu a Funai em ações de fiscalização onde Dom Phillips e Bruno Pereira foram assassinados. Ele participou de audiência ontem (22), no Senado Federal.

Curta

A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede) será candidata a deputada federal por São Paulo.