Coluna

Lula não transfere votos para os petistas de Goiás

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de agosto de 2022

A julgar pelas pesquisas publicadas até agora, o candidato ao Governo de Goiás do PT, Volmir Amado está na rabeira na intenção de votos. Diferente de 2014 quando Antônio Gomide conquistou 10,09% dos votos (319.233) para o governo do estado. Já em 2018, Kátia Maria obteve 9,16% (271.807 votantes) caindo ou pouquinho. Esses números sugerem que Volmir Amado não ultrapassa os 10%, isto numa conta otimista. Segundo apurado pela Xadrez, a cúpula nacional petista só ofereceu a Volmir pouco mais de R$ 1,2 milhão para a campanha, muito aquém do volume de recursos de 2014 quando recursos não faltavam. Para piorar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não consegue transferir votos para Volmir, mesmo com boa avaliação no estado. Esta falta de entusiasmo do eleitor se repete no Distrito Federal onde Lula já esteve duas vezes, mas o candidato da federação PT, PV, PCdoB, Leandro Grass (PV) está muito aquém das expectativas. Diante da escassez de recursos, a orientação do partido é concentrar o proselitismo nas redes sociais e na militância. Outra orientação é ‘colar’ Volmir Amado e os candidatos a deputados estaduais e federais na imagem de Lula. Mas, até agora não surtiu efeito.

Rogério perdido

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) dava sinais que colocaria a gestão nos trilhos, mas a julgar pelo humor dos vereadores e a sequência de críticas na mídia sobre sua gestão, principalmente obras inconclusas e a falta de uma comunicação política mais assertiva, não passou de ensaio. Quando a gestão erra na condução política, as más notícias e ‘desconstrução’ de imagem do governante, tende a ser senso comum da população.

Continua após a publicidade

Horário eleitoral

A partir de sexta-feira (26) e até 29 de setembro, o horário eleitoral passa a fazer parte da programação do rádio e TV. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), dos candidatos ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) terá o maior tempo de inserção: 5 minutos e 6 segundos. Em segundo lugar em Volmir Amado (PT), com 2 minutos e 19 segundos.

Meu nome é

Gustavo Mendanha (Patriota), terá 58 segundos seguido por Major Vitor Hugo (PL), com 51 segundos, Cíntia Dias (Psol), 23 segundos; e Edigar Diniz (Novo), 20 segundos. A Professora Helga (PCB), Professor Pantaleão (Unidade Popular) e Vinícius Paixão (PCO) estão fora da programação por não atingirem a cláusula de barreira. Os programas serão veiculados entre 13h15 e 13h25 e de 20h45 a 20h55. No rádio, os programas serão divulgados de 7h15 a 7h25 e de 12h15 a 12h25.

Caiado e Marconi

Na quinta-feira (18), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi a Luziânia no lançamento oficial da candidatura a deputado federal de Célio Silveira (MDB) e Eliel Júnior (PRTB) a deputado estadual. Neste domingo (21), o candidato ao Senado, Marconi Perillo (PSDB) fez caminhada na Feira do Jardim Ingá, maior bairro de Luziânia com 110 mil habitantes.

Mendanha também

Na manhã deste domingo (21), os candidatos ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota) e ao Senado, João Campos (Republicanos) estiveram pela manhã na Região Metropolitana de Brasília (Rembra). Cumpriram agenda de campanha nas cidades de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental. No roteiro, visitas a igrejas e feiras populares. À tarde, foram a Senador Canedo e Trindade na região metropolitana de Goiânia.